6 janeiro 2017

30 anos do Erasmus

30 anos Erasmus

Em 2017 uma das iniciativas mais populares da construção europeia e que levou jovens de toda a Europa a realizar períodos de estudos noutros países faz 30 anos. O Programa que arrancou em 1987 registou no primeiro ano 3.244 mobilidades de jovens. Entre 1987 e 2017, são 9 milhões de jovens que beneficiaram de uma experiência internacional para estudar, viajar, estagiar, ganhar experiência profissional ou fazer voluntariado noutro país.

Ao longo do ano de 2017, por toda a Europa, haverá diversas comemorações e iniciativas para assinalar este marco que poderão ser consultadas no portal dos 30 anos do Erasmus ou a partir de fevereiro na Newsletter que a Comissão Europeia irá distribuir.

Este ano irá marcar, ainda, os 60 anos do Tratado de Roma que estabeleceu o início da atual cooperação europeia com a criação da Comunidade Económica Europeia, CEE.

Em Portugal, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em conjunto com a Agência Nacional Erasmus+ educação e formação, e com a Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, estão a organizar diversas iniciativas para comemorar os 30 anos do Erasmus.