2 julho 2018

Encontro Nacional com a Ciência e a Tecnologia, Ciência 2018

Encontro Nacional com a Ciência e a Tecnologia, Ciência 2018

 

Decorre entre 2 e 4 de julho, no Centro de Congresso de Lisboa na Junqueira, e que conta com a participação do Primeiro-Ministro e vários membros do Governo em sessões plenárias, assim como do Comissário Europeu Carlos Moedas e será encerrado pelo Presidente da República. Durante o encontro e na sequência das realizações anteriores, serão entregues medalhas de mérito científico.

A África do Sul é o país convidado no encontro deste ano, o qual foi organizado de modo a estimular a discussão da atividade científica e tecnológica em curso em Portugal com especial impacto na concretização da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, tendo como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Inclui ainda sessões que pretendem estimular o debate sobre a participação de Portugal e das instituições Portuguesas no futuro 9º Programa Quadro Europeu para a Investigação e Inovação, 2021-2028, “Horizon Europe”.

O Encontro inclui cerca de 100 sessões e 700 apresentações, assim como mais de 600 posters por estudantes de doutoramento e 73 stands e demos por unidades e grupos de I&D, estando organizado de modo a promover a mobilização de jovens estudantes, investigadores e especialistas de empresas e da administração pública. As várias sessões são introduzidas por jovens estudantes do ensino secundário e incluem debates abertos sobre desafios estratégicos associados às metas dos ODS, assim como sobre ciência e inovação em Portugal. O programa inclui ainda sessões de apresentação dos mais recentes avanços da investigação em Portugal e da internacionalização progressiva da nossa base científica e tecnológica.

Enquanto membro do Secretariado Técnico do Programa Iniciativa Nacional em Competências Digitais e.2030, Portugal InCoDe203, representando o Eixo 4 – Especialização: Promover a especialização em tecnologias digitais e aplicações para a qualificação do emprego e a criação de maior valor acrescentado na economia, a DGES vai acompanhar várias sessões no encontro.

Consulte o programa detalhado em www.encontrociencia.pt