29 junho 2018

Volta ao conhecimento 2018

Volta ao conhecimento 2018
A Volta ao Conhecimento regressa à estrada para a terceira edição, associando-se de novo à prova rainha do ciclismo nacional, a Volta a Portugal. 
 
A apresentação da edição de 2018 da Volta ao Conhecimento ocorreu dia 29 de junho, no Teatro Thalia, em Lisboa, integrada na sessão de apresentação da 80ª Volta a Portugal Santander Totta. 
 
A Volta ao Conhecimento é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que visa dar a conhecer a ciência, as inovações tecnológicas que ligam as instituições de ensino superior às empresas e às regiões  onde estão inseridas, ao longo das 10 etapas da Volta a Portugal que este ano decorre de 1 a 12 de agosto.
 
Através desta iniciativa o MCTES pretende impulsionar o compromisso estabelecido por um País com mais formação, mais ciência, mais cultura, mais conhecimento, procurando: 
 
  • promover o conhecimento do território português, do seu património cultural, natural, científico e tecnológico;
  • estimular a aproximação entre as instituições de ensino superior e os territórios onde   estão inseridas;
  • acentuar a importância da formação e do conhecimento, indispensáveis à utilização responsável dos recursos naturais e à preservação e fruição da natureza, reforçando a consciência e o envolvimento dos cidadãos;
  • valorizar a afirmação das regiões como contextos de conhecimento, aproximando comunidades e criando ambientes propícios à inovação social, científica, económica e cultural.
 
A Volta ao Conhecimento pode ser seguida através do Facebook e do Twitter e do portal  http://www.voltaaoconhecimento.pt que disponibiliza conteúdos de base científica em torno das 10 Etapas com Conhecimento, tendo em conta as especificidades do território e o seu contexto científico e tecnológico. 
 
A Volta ao Conhecimento terá também uma rubrica no programa da RTP Há Volta onde diariamente, ao longo da Volta a  Portugal, investigadores apresentarão projetos desenvolvidos em instituições de ensino superior nacionais.