OCDE

OCDE

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) conta com 35 países membros, empenhados em promover a democracia e a economia de mercado, que, no quadro das suas valências, apoia os Governos no exercício de comparabilidade de experiências, boas práticas e de coordenação das suas políticas, bem como numa procura de respostas e soluções para problemas comuns.

Com base na análise e comparação de dados recolhidos, a OCDE pretende identificar tendências para o futuro contribuindo para a definição de políticas dos Governos, e promovendo uma maior inclusão social e prosperidade dos países membros.

A Direção-Geral do Ensino Superior assegura a representação nacional e participa nas atividades do Comité de Políticas de Educação, o qual tem por objetivo fomentar a cooperação entre os países membros no domínio das políticas de Ensino Superior, tendo em vista o alcance dos seus objetivos económicos e sociais.

De referir que a OCDE desenvolveu o “Education GPS”, uma ferramenta que possibilita a comparação a nível internacional de dados, analisando, por país, políticas e práticas na educação, avaliando oportunidades e resultados alcançados.

 

Documentos relevantes: