26 outubro 2022

Programa de Apoio a Iniciativas de Acolhimento e Integração dos Novos Estudantes

Programa de Apoio a Iniciativas de Acolhimento e Integração dos Novos Estudantes

A expansão do ensino superior tem permitido o acesso dum número crescente e diversificado de jovens à formação superior. O ensino superior constitui uma oportunidade para o desenvolvimento intelectual, pessoal e social, potenciando as possibilidades de desenvolvimento profissional futuro, bem como a capacidade de cada um destes estudantes contribuir ativamente para as comunidades de que fazem parte.

O início do percurso no ensino superior constitui um momento marcante na vida da generalidade dos estudantes, frequentemente marcado a mudanças significativas. Muito estudantes mudam de residência para frequentarem a instituição da sua escolha e, mesmo para aqueles em que isso não acontece, este é um momento de alteração dos seus espaços e redes de sociabilidade. O acolhimento e integração destes estudantes é, por isso, uma responsabilidade das instituições do ensino superior e de toda a comunidade académica.

É importante que a integração dos novos estudantes ocorra em moldes que apresentem aos novos estudantes as vantagens da formação superior e o desafio da investigação científica, do conhecimento, da cultura e do desporto. As experiências de acolhimento desenvolvidas ao longo dos últimos anos mostraram claramente que permitem alargar o conhecimento sobre as instituições, potenciar os momentos de partilha entre estudantes, estimular o sentido de curiosidade e promover uma cultura humanista nos novos estudantes do ensino superior.

Ao longo dos últimos anos, tem sido observado um esforço crescente das IES em responder a esse desafio, nomeadamente através da organização de atividades que visam contribuir para a boa integração dos novos estudantes e, desse modo, para o seu bem-estar e bom desempenho académico.

Este programa procura salientar a importância das diversas iniciativas promovidas pelas IES e pela comunidade estudantil e os seus esforços na promoção de atividades de acolhimento e integração aos estudantes as quais contribuem para o envolvimento de milhares de estudantes em atividades culturais.

Este programa visa promover a dimensão cultural da vivência no ensino superior, nomeadamente através da valorização da música, da literatura e do teatro enquanto manifestações superiores e universais da criatividade humana. Além disso, sendo as atividades culturais e artísticas das formas mais significativas de promoção do diálogo inter-cultural, a promoção destas atividades no contexto do ensino superior pretende sublinhar o seu contributo para o desenvolvimento da capacidade de comunicação e cooperação inter-individual num contexto diverso e inclusivo.

Com este programa pretende-se promover o desenvolvimento de atividades culturais e artísticas diversificadas nas IES, nomeadamente através do fortalecimento de orquestras, de grupos corais, de grupos de teatro e de clubes de leitura afiliados a Instituições de Ensino Superior e, deste modo, contribuir para o desenvolvimento integrado e multifacetado dos novos estudantes. Pretende-se ainda estimular nos novos estudantes a capacidade para integrar e participar em atividades de grupo e valorizar o seu contributo para essas mesmas atividades.

Serão apoiadas iniciativas que promovam, no decorrer do ano letivo de 2022-2023, uma melhor integração dos novos estudantes através de atividades dinamizadas por orquestras, grupos corais, grupos de teatro e clubes de leitura afiliados a Instituições de Ensino Superior.

 

Consultar Edital AQUI.

Formulário de Candidatura AQUI.