21 junho 2021

Programa Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos apresentados

Programa Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos apresentados

Foram já lançados os programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos, os primeiros dois programas a serem lançados no âmbito do PRR (Programa de Recuperação e Resiliência).

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Estes dois programas, geridos pela DGES – Direção-Geral do Ensino Superior, pretendem apoiar iniciativas que contribuam para a qualificação da população em geral:
  • O Programa «Impulso Jovens STEAM» visa promover e apoiar iniciativas orientadas exclusivamente para aumentar a graduação superior de jovens em áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática (STEAM - Science, Technology, Engineering, Arts and Mathmatics), em consonância com as novas necessidades do mercado de trabalho;
  • O Programa «Impulso Adultos», por sua vez, tem por objetivo reforçar e diversificar a formação pós-secundária, garantindo respetivamente a reconversão e atualização de competências através do desenvolvimento de soluções de qualificação flexíveis.
 
As iniciativas serão desenvolvidas pelas instituições de ensino superior (IES), em colaboração com outras entidades, nomeadamente empresas, entidades e empregadores públicos e/ou privados, incluindo entidades públicas locais, regionais e nacionais.
 
Os dois programas, embora distintos, relacionam-se entre si, pelo que são implementados através de um único concurso, aberto e competitivo, podendo ser submetidas candidaturas que incluam vários projetos no âmbito de qualquer dos dois programas.
 
O processo envolve três fases: Fase 1: Concurso para a submissão de “manifestação de interesse”, aberto e competitivo (até 10 de setembro de 2021); Fase 2: Avaliação e negociação, seguido de convite direcionado às “manifestações de interesse” selecionadas na 1ª fase (set-dez 2021); Fase 3: Acompanhamento da execução (2021-2026).
 
A sessão de lançamento ocorreu a 21 de junho de 2021, no Teatro Thalia, com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, na sessão de abertura, e com a presença do Primeiro-Ministro António Costa na sessão de encerramento.
 
 
AVISO 01/PRR/2021 e conteúdo dos programas, deverão ser consultados em https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/candidatura_IMPULSO