Acesso à área reservada do estudante

Atenção: As credenciais de acesso para a bolsa de estudo são diferentes das que possui para o concurso nacional de acesso.

Por favor insira as suas credenciais acesso. Saiba mais: novas regras de autenticação
Todos os campos são obrigatórios.

(Esqueci-me do código de utilizador e ou da palavra-chave)

  • Na sua área reservada poderá efetuar:
  • Candidatura
  • Consulta e envio de documentos
  • Consulta de tramitação de processo
  • Consulta do resultado da candidatura
  • Oposição ou reclamação do resultado
  • Consulta de pagamentos
  • Consulta de contactos
  • Atualização de dados pessoais
  • Alteração da palavra-chave

  • Antes de iniciar o preenchimento da candidatura aconselhamos que consulte o Guia do candidato e as Perguntas Frequentes

    Após submissão da candidatura esta é a área exclusiva de contacto e consulta de processo.

Programa +Superior para o Ano Letivo de 2023-2024


O período para solicitar bolsa de mobilidade no âmbito do Programa +Superior para o ano letivo 2023-2024 decorre até 30 de setembro de 2023. Pode ainda ser solicitada até 31 de maio de 2024, sendo nesse caso atribuída bolsa proporcional, em função da data do requerimento. Só deve apresentar requerimento da bolsa +Superior depois de ter requerido a bolsa de estudo de ação social.


A renovação das bolsas +Superior atribuídas no ano letivo 2022-2023 é efetuada, sem necessidade de requerimento dos interessados.

Credenciais de acesso à área reservada


Se já concorreu a bolsa de estudo em anos anteriores, utilize as credenciais (código de utilizador e palavra-chave) que lhe foram atribuídas. Caso não as tenha, pode fazer a sua recuperação aqui


Se é candidato ao concurso nacional de acesso e declarou que pretendia concorrer à atribuição de uma bolsa de estudo, deve utilizar o link que lhe foi enviado por correio eletrónico, na «Notificação de receção de candidatura» ao concurso nacional de acesso. Se o link não funcionar ou se não tiver recebido as credenciais para aceder à candidatura a bolsa de estudo, clique aqui.


Se não está em nenhuma das situações anteriores deve dirigir-se aos SAS (Serviços de Ação Social) ou GAS (Gabinete de Ação Social) da instituição de Ensino Superior que frequenta e solicitar o código de utilizador e palavra-chave (leve o seu cartão de cidadão).

Prazos de candidatura


A candidatura a bolsa de estudo para um ano letivo deve ser apresentada entre 25 de junho e 30 de setembro.

A candidatura pode ainda ser submetida nos períodos e condições definidos no artigo 28.º do regulamento de atribuição de bolsas de estudo para estudantes do ensino superior, que poderá consultar aqui.

Bolsas de estudo cofinanciadas pelo FSE, no âmbito do Pessoas 2030, e pelo Estado Português.

Logotipo: União Europeia - Fundo Social Europeu