Documentos IncluIES

navegação rápida: Guias de Referência | Publicações | Estudos

 

 

Guias de Referência

 

Guia Prático | Os direitos das pessoas com deficiência em Portugal

O Guia Prático: Os Direitos das Pessoas com Deficiência em Portugal é um ebook que, no âmbito da medida Simplex+, reúne informação de várias áreas de interesse e respetivos serviços públicos em Portugal, visando promover a autonomia e a cidadania das pessoas com deficiência e facilitar a tomada de decisão e a promoção de inclusão.

Neste Guia é disponibilizada informação sobre apoios sociais, medidas de apoio ao emprego e formação profissional, benefícios sociais e fiscais e informação prática sobre a rede de Balcões da Inclusão ou sobre como solicitar um Atestado Médico de Incapacidade Multiuso.

Este Guia é também um instrumento formativo, na medida em que esclarece sobre terminologias corretas a adotar, contribuindo para apoiar as pessoas com deficiência na concretização dos seus direitos e na sinalização de práticas de discriminação em razão da deficiência.


 

Relatório final do Grupo de Trabalho para as Necessidades Especiais na Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Este relatório foi produzido pelo Grupo de Trabalho para as Necessidades Especiais na Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (GT-NECTES) com base nos relatórios preliminares produzidos pelos subgrupos.

 

Outros guias de referência para os quais recomendamos a leitura:

 

Publicações

 

Publicações para as quais recomendamos a leitura:

 

2015

  • Pedro Encarnação, Luís Azevedo e Ana Rita Londral. (2015). Tecnologias de apoio para pessoas com deficiência. Lisboa: FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia. | o presente livro encontra-se disponível gratuitamente na Internet em formato HTML com marcação de acordo com as Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web do W3C

 

Estudos

 

Estudos para os quais recomendamos a leitura:

 

2017

 

2016

 

2015

 

2014

 

2013

 

Fonte: GTAEDES