FAQ'S Informação NARIC

 Encontrará de seguida, respostas rápidas a algumas perguntas frequentes sobre a Declaração NARIC. Antes de contactar, verifique se a sua questão já se encontra aqui esclarecida.

O que é a Informação NARIC?

A Informação NARIC atesta o nível de graus/diplomas de ensino superior estrangeiros no país de origem e, quando aplicável, as Instituições de Ensino Superior estrangeiras que os ministram/conferem enquanto Instituições reconhecidas.

 

A Informação NARIC é um tipo de Reconhecimento?

Não. A Informação NARIC é meramente informativa e apenas atesta a formação que frequentou/concluiu, bem como a Instituição, enquanto oficialmente reconhecidas como sendo de “Ensino Superior” no país em causa.

 

A Declaração NARIC era solicitada de outra forma, porque mudou?

A forma de prestação da Informação por parte do Centro ENIC/NARIC Portugal, mudou.

Esse procedimento anterior foi substituído por um repositório digital que gera, de forma automática, a Informação NARIC solicitada através de um novo formulário online, sempre disponível.

 

Que informação obtenho com este novo modelo de Informação NARIC?

Obtém a confirmação que a Instituição que frequentou é acreditada como Instituição de Ensino Superior registada no país de origem e que o grau/diploma que obteve (ou que iria obter, no caso de não ter concluído) é um grau/diploma oficial de Ensino Superior nesse país.

 

Quanto custa e quanto tempo demora a Informação NARIC?

A atual Informação NARIC é obtida automaticamente através do repositório digital, sem qualquer custo.

 

Tenho dúvidas no preenchimento do formulário. Como faço?

Primeiro, deverá preencher o “país onde estudou”. De seguida, escolhe a Instituição estrangeira que frequentou. Por fim, escolhe, se assim pretender, o grau/Diploma estrangeiro que obteve ou que iria obter, no caso de não ter concluído o curso.

Após, deverá carregar no botão "avançar” e seguidamente, “obter pdf”, para fazer o download do ficheiro.

 

Não existe nenhum campo para colocar o meu nome nem o curso que frequentei/concluí?

Não. O atual modelo e forma de disponibilização da informação confirma apenas o grau/diploma bem como a Instituição frequentada como sendo de ensino superior. Toda a restante informação pessoal é a que consta dos seus documentos originais.

 

Mas se não tem identificação, como se confirma que aquela informação é minha?

A informação é confirmada em conjunto com os seus documentos originais. A Informação NARIC deverá ser sempre apresentada em conjunto com a sua documentação de origem.

 

A Instituição que frequentei não aparece disponível para escolher. Como faço?

Envie-nos uma mensagem através do Balcão Eletrónico a informar disso mesmo, anexando um documento (preferencialmente o Diploma) da Instituição para que possamos verificar.

 

O formulário deu um erro. Como faço?

Antes de contactar, solicitamos que tente preencher novamente o formulário, fechando a página e voltando a preencher tudo. Se o erro persistir, por favor envie-nos um print screen da mensagem de erro através do Balcão Eletrónico.

 

Não preciso apresentar nenhum documento?

Não. Com o atual modelo de disponibilização da Informação NARIC, basta colocar os dados da Instituição que frequentou e do grau/diploma que obteve ou iria obter e a informação é gerada automática no repositório.

Sempre que lhe for solicitado, deve apresentar a Informação NARIC em conjunto com os seus documentos originais.

 

Enganei-me nas informações que submeti no formulário. Posso gerar outra informação?

Sim, pode gerar outra Informação NARIC.

 

Esta Informação NARIC valida o meu Diploma em Portugal?

Não. A Informação NARIC é meramente informativa e apenas atesta a formação que frequentou/concluiu bem como a Instituição, enquanto oficialmente reconhecidas como sendo de “Ensino Superior” no país em causa.

Se é detentor de um Grau/Diploma estrangeiro e pretende que este tenha validade legal em Portugal, deve passar por um processo de Reconhecimento. Mais informações aqui.

 

Quero candidatar-me a um mestrado em Portugal. Preciso de reconhecer a minha graduação/licenciatura ou esta Informação NARIC é suficiente?

O acesso e ingresso nos ciclos de estudos de mestrado é efetuado através de concursos organizados por cada Instituição de Ensino Superior, pelo que deverá ser junto da instituição em causa que poderá ser obtida informação específica sobre o acesso e ingresso nestes ciclos de estudos, nomeadamente a exigência da formação anterior ser reconhecida ou se a Informação NARIC é suficiente.