Apoio à tomada de decisão de alunos com necessidades especiais

 

1. Contacte os gabinetes das Instituições de Ensino Superior

A equipa do Balcão incluIES compilou os contactos dos gabinetes de apoio e criou o Diretório de Contactos dos Gabinetes de Apoio das IES
 

2. Consulte as condições de acolhimento das IES

No sítio Web da DGES encontra uma página com Informação sobre as IES.
 

3. Partilhe informação previamente com as IES para melhorar as condições de acolhimento

Contacte as Instituições de Ensino Superior e partilhe previamente informação com os profissionais das mesmas. Isso irá certamente potenciar um melhor acolhimento no futuro próximo.
 
 
 

Outras informações úteis

 

Contingente Especial

Extensão do contingente especial para candidatos com deficiência à 2ª fase do Concurso Nacional de Acesso e aumento das vagas para 4% na 1ª fase e 2% na 2ª fase.
 

Bolsas de estudo

Atribuição de bolsas de estudo, correspondente ao valor da propina efetivamente paga, para os estudantes com incapacidade igual ou superior a 60%.
 

Balcão IncluIES

Criação na página web da DGES do Balcão IncluIES, portal que reúne conteúdos sobre apoio à deficiência, em particular no ensino superior.
 

Inquérito

Aplicação de um inquérito às IES , pela Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, a todas as Instituições de Ensino Superior portuguesas sobre as condições das mesmas no apoio aos estudantes com Necessidades Educativas Especiais.