Recursos Documentais

RNOFA - Repositório Nacional de Objetos em Formatos Alternativos

 

O RNOFA é uma plataforma WEB que visa facilitar o acesso a recursos em formatos alternativos como o braille impresso e digital, áudio e textos digitais, destinados a pessoas com deficiência visual, disponibilizados por entidades portuguesas.

Aberto à participação de produtores e detentores de recursos em formatos alternativos, o RNOFA assume uma dupla função: a de Catálogo Coletivo, que identifica todos os recursos colocados à disposição da comunidade; e a de Repositório para as entidades que não disponham de infraestrutura para colocar em rede os seus próprios recursos digitais. 
Podem ser parceiras do RNOFA quaisquer entidades portuguesas, públicas ou privadas, que sejam produtoras ou detentoras de conteúdos em formatos alternativos.
A pesquisa no RNOFA encontra-se aberta a qualquer pessoa. O acesso, para requisição ou transferência de recursos referenciados no RNOFA é restrito aos leitores deficientes visuais registados, mediante inscrição e autenticação, de modo a respeitar a legalidade da reprodução disponibilizada em formato alternativo de obras protegidas por direito de autor, de acordo com a alínea i) do Art.º 75.º e o Art.º 80.º do CDADC. 
Mediante autenticação, os utilizadores inscritos no RNOFA, ou as bibliotecas que os representam, terão acesso imediato aos recursos em formatos digitais e a possibilidade de requisitar e receber, por correio, obras impressas em Braille.
O RNOFA foi desenvolvido e é mantido pela Biblioteca Nacional de Portugal, com o apoio da Unidade de Acesso da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
 
Para mais informação sobre como se tornar uma Entidade Parceira ou um Utilizador Inscrito, por favor, contacte rnofa@bnportugal.pt
 
 
 

ALDF - Área de Leitura para Deficientes Visuais

 

A ALDF, da Biblioteca Nacional de Portugal disponibiliza os seguintes serviços gratuitos:
  • 5102 Livros em braille (3777 Monografias, 1025 Obras Musicais e 300 em Braille Digital);
  • Fonocópias de 2250 livros em registo sonoro;
  • Cópia de 1105 Livros em formato digital texto; 
  • Acesso a livros nos padrões DAISy e EPUB 3.0;
  • Um posto de leitura adaptado com um computador devidamente equipado com programa leitor de ecrã, linha braille, scanner e OCR;
  • Equipamento de ampliação destinado a utilizadores com baixa visão;
  • Um boletim informativo mensal enviado por correio eletrónico;
  • Ponto e Som - publicação trimestral - em braille, registo sonoro e documento eletrónico;
  • Um serviço de leitura assistida (colaboradores em regime de voluntariado apoiam deficientes visuais na consulta de documentos não existentes em formatos alternativos).
 
Estes serviços são acessíveis a qualquer cidadão cego, sendo necessário efetuar uma inscrição. As condições de inscrição e o formulário de inscrição podem ser consultados na página http://www.bnportugal.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=123&Itemid=156&lang=pt
Correio eletrónico: aldv-leitura@bnportugal.pt
 
 
 

BAES - Biblioteca Aberta do Ensino Superior

 

A BAES é uma Biblioteca com conteúdos acessíveis on-line. Resulta do trabalho em parceria entre nove Instituições de Ensino Superior e constitui-se pela articulação de três grandes áreas: produção de informação, acesso à informação e partilha de informação.
Possui um acervo de mais de 3000 títulos em Braille, áudio e texto integral. Sendo uma estrutura em desenvolvimento, na BAES é possível encontrar muita informação na área das Ciências Sociais e Humanas. Pretende-se, a curto prazo, alargar a produção para as áreas da Matemática, Música e Química, aumentar o nº de títulos para as atuais áreas e, a médio prazo, introduzir novas áreas do saber.
Os estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais podem aceder ao texto integral de coleções específicas que lhes são dirigidas, designadas pelo título genérico de coleções ALFA, autenticando-se, quando para tal são solicitados pelo sistema, com as mesmas credenciais que utilizam para o acesso à rede wireless (e-U/eduroam) das suas instituições.