Sinalética Inclusiva

 

   
Atendimento Especializado   Condições para pessoas com mobilidade reduzida   Soluções para pessoas cegas
         
   
Com audiodescrição   Peças para tocar   Videoguia com LGP
         
   
Legendagem Surdos   Braille   Lugar estacionamento reservado

 

Fonte: projeto desenvolvido pela Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Leiria

iACT – Centro de Investigação Inclusão e Acessibilidade em Ação.

 

 

Projeto ColorADD

 

O ColorADD é um Sistema de Identificação de Cores reconhecido internacionalmente. É uma ferramenta que procura garantir a plena integração do daltónico sempre que a Cor é fator determinante de identificação, orientação ou escolha.

Desenvolvido com base nas 3 cores primárias, representadas através de símbolos gráficos, o ColorADD assenta num processo de associação lógica que permite ao daltónico, através do conceito de adição das cores, relacionar os símbolos e identificar facilmente toda a paleta de cores.

O Branco e o Preto surgem para orientar as cores para as tonalidades claras e escuras. O código tem sido implementado transversalmente nas mais diversas áreas, nomeadamente em Hospitais, Transportes Públicos, Vestuário, Bandeiras das Praias, Lápis de Cor, Manuais e Bibliotecas Escolares, Exames Nacionais, Autarquias - Turismo, Cultura, Mobilidade, Comunicação - entre muitas outras.

O Código ColorADD pode ser implementado mediante a atribuição de uma Licença de Utilização. O valor da licença é ajustado à dimensão de cada parceiro, assegurando que o custo seja acessível para todos.