Plataforma Online CTeSP

Plataforma CTeSP
Desde 16 de janeiro de 2017, a apresentação dos pedidos de registo de criação de cursos TeSP é feita através da Plataforma online dos cursos TESP.
 
Os pedidos de registo de criação de cursos TeSP para entrada em funcionamento em 2018-2019, deverão ser efetuados, através da plataforma, até dia 31 de janeiro de 2018.
 
Na plataforma estão previstos 3 tipos de perfil de utilizador: 
 
Orgão Máximo
  • Responsável pela submissão dos cursos para a Direção-Geral.
    • Nas instituições de ensino superior públicas corresponde ao Reitor ou Presidente, ou Vice-Reitor ou Vice-Presidente com competências delegadas.
    • Nos estabelecimentos de ensino superior privado corresponde ao responsável máximo da entidade instituidora ou alguém da direção ou administração com competências delegadas.
Gestor
  • Responsável intermédio que valida os processos criados pelo Editor na plataforma e garante que estão em condições de ser submetidos pelo órgão máximo. Também pode ver os processos e respetivos estados de todos os Editores da instituição.
  • Os gestores podem consultar todos os processos criados, e validar os que são submetidos pelos editores.
Editor
  • Reponsável pela introdução da informação relativa aos processsos de CTeSP na plataforma.
  • Os editores podem consultar e editar os processos criados por si na plataforma.

NOTA: A cada e-mail só pode corresponder a um utilizador com um único perfil.

 

Solicitação de criação de novos utilizadores

Para submeter um pedido de criação de utilizadores na Plataforma, deve adotar-se o seguinte procedimento:
 
1) Ser enviado pelo órgão máximo da instituição, para o e-mail ctesp@dges.gov.pt o formulário em excel disponível em baixo, preenchido com a seguinte informação:
  • Tipo de perfil;

  • Nome completo;

  • Instituição/unidade orgânica;

  • E-mail institucional;

  • Função;

  • Telefone.

2) Aguardar pela receção de dois mails nos endereços indicados (um mail com a informação do login/nome de utilizador e password de acesso à Plataforma, e outro mail com a indicação de que o utilizador foi criado na Plataforma);

Depois destes passos, os novos utilizadores já podem aceder à Plataforma.

 

Subtituição de Editor num processo já existente

Na eventualidade de ser necessário substituir um Editor num processo já existente, deve adotar-se o seguinte procedimento:

1)      Solicitar à DGES a criação de um novo utilizador, indicando expressamente que aquele novo utilizador irá substituir o antigo Editor num determinado processo;

2)      Aguardar pela atribuição de login/nome de utilizador, gerado pelos serviços de informática da DGES, e posteriormente enviado por mail para o endereço indicado no pedido de criação de utilizador;

3)      Após a receção do mail, o Gestor ou o Órgão máximo deve editar os dados do utilizador Editor a substituir, em , colocando os dados do novo utilizador, incluindo o login/nome de utilizador indicado no mail recebido.

Depois destes passos, o novo utilizador Editor já pode visualizar e editar o processo que foi previamente criado pelo Editor substituído.

Documentos

Pedido de Utilizadores para a Plataforma CTeSP