Quadro de Qualificaçoes
Diagrama de Acesso ao Ensino Superior
Ensino supeior
Quadro Nacional de Qualificações Quadro Europeu de Qualificações resultados de aprendizagem correspondentes aos níveis
Níveis Qualificações Níveis Conhecimentos Aptidões Atitudes
Ensino Supeior
ENSINO NÃO SUPERIOR: Níveis 1 a 4
Ensino Supeior
1

2.º ciclo do ensino básico

1

Conhecimentos gerais básicos.

Aptidões básicas necessárias à realização de tarefas simples.

Trabalhar ou estudar sob supervisão direta num contexto estruturado.

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2

3.º ciclo do ensino básico obtido no ensino regular ou por percursos de dupla certificação

2

Conhecimentos factuais básicos numa área de trabalho ou de estudo.

Aptidões cognitivas e práticas básicas necessárias para a aplicação da informação adequada à realização de tarefas e à resolução de problemas correntes por meio de regras e instrumentos simples.

Trabalhar ou estudar sob supervisão, com um certo grau de autonomia.

Ensino Supeior
3

Ensino secundário vocacionado para prosseguimento de estudos de nível superior

3

Conhecimentos de factos, princípios, processos e conceitos gerais numa área de estudo ou de trabalho.

Uma gama de aptidões cognitivas e práticas necessárias para a realização de tarefas e a resolução de problemas através da selecção e aplicação de métodos, instrumentos, materiais e informações básicas.

Assumir responsabilidades para executar tarefas numa área de estudo ou de trabalho.
Adaptar o seu comportamento às circunstâncias para fins da resolução de problemas.

Ensino Supeior
4

Ensino secundário obtido por percursos de dupla certificação ou ensino secundário vocacionado para prosseguimento de estudos de nível superior acrescido de estágio profissional - mínimo de 6 meses

4

Conhecimentos factuais e teóricos em contextos alargados numa área de estudo ou de trabalho.

Uma gama de aptidões cognitivas e práticas necessárias para conceber soluções para problemas específicos numa área de estudo ou de trabalho.

Gerir a própria actividade no quadro das orientações estabelecidas em contextos de estudo ou de trabalho, geralmente previsíveis, mas susceptíveis de alteração. Supervisionar as actividades de rotina de terceiros, assumindo determinadas responsabilidades em matéria de avaliação e melhoria das actividades em contextos de estudo ou de trabalho.

Ensino supeior
ENSINO SUPERIOR: Níveis 5 a 8
Ensino supeior
5

Qualificação de nível pós-secundário não superior com créditos para prosseguimento de estudos de nível superior e diploma de técnico superior profissional

i
5

Conhecimentos abrangentes, especializados, factuais e teóricos numa determinada área de estudo ou de trabalho e consciência dos limites desses conhecimentos.

 

Uma gama abrangente de aptidões cognitivas e práticas necessárias para conceber soluções criativas para problemas abstractos.

 

Gerir e supervisionar em contextos de estudo ou de trabalho sujeitos a alterações imprevisíveis. Rever e desenvolver o seu desempenho e o de terceiros.

Ensino supeior
6

Licenciatura

i
6

Conhecimento aprofundado de uma determinada área de estudo ou de trabalho que implica uma compreensão crítica de teorias e princípios.

Aptidões avançadas que revelam a mestria e a inovação necessárias à resolução de problemas complexos e imprevisíveis numa área especializada de estudo ou de trabalho.

Gerir atividades ou projectos técnicos ou profissionais complexos, assumindo a responsabilidade de tomada de decisões em contextos de estudo ou de trabalho imprevisíveis.
Assumir responsabilidades em matéria de gestão do desenvolvimento profissional individual e coletivo.

Ensino supeior
7

Mestrado

i
7

Conhecimentos altamente especializados, alguns dos quais se encontram na vanguarda do conhecimento numa determinada área de estudo ou de trabalho, que sustentam a capacidade de reflexão original e ou investigação.
Consciência crítica das questões relativas aos conhecimentos numa área e nas interligações entre várias áreas.

Aptidões especializadas para a resolução de problemas em matéria de investigação e ou inovação, para desenvolver novos conhecimentos e procedimentos e integrar os conhecimentos de diferentes áreas.

Gerir e transformar contextos de estudo ou de trabalho complexos, imprevisíveis e que exigem abordagens estratégicas novas.
Assumir responsabilidade por forma a contribuir para os conhecimentos e as práticas profissionais e ou para rever o desempenho estratégico de equipas.

Ensino supeior
8

Doutoramento

i
8

Conhecimentos de ponta na vanguarda de uma área de estudo ou de trabalho e na interligação entre áreas.

As aptidões e as técnicas mais avançadas e especializadas, incluindo capacidade de sintese e de avaliação, necessárias para a resolução de problemas críticos na área da investigação e ou da inovação para o alargamento e a redefinição dos conhecimentos ou das práticas profissionais existentes. 

Demonstrar um nível considerável de autoridade, inovação, autonomia, integridade científica ou profissional e assumir um firme compromisso no que diz respeito ao desenvolvimento de novas ideias ou novos processos na vanguarda de contextos de estudo ou de trabalho, inclusive em matéria de investigação.