Biblioteca Digital

Biblioteca Digital

Nesta Biblioteca, poderá encontrar, consultar ou descarregar, as publicações mais recentes da Direção-Geral do Ensino Superior.

Estudo sobre "Sucesso e Inclusão: Medidas e Iniciativas de Apoio aos estudantes do ensino superior"


Este estudo pretendeu identificar as medidas e iniciativas de apoio aos estudantes do ensino superior, ao nível nacional, por parte das Instituições de Ensino Superior públicas (IESP) e também ao nível europeu, permitindo alguma comparabilidade e identificação de boas práticas que possam vir a ser aplicadas.
O exercício contou com a colaboração de todas as IESP e de alguns países da União Europeia, para o levantamento e análise da informação sobre os apoios aos estudantes do ensino superior, em prática ao nível europeu e nacional. Procurou sintetizar as iniciativas ou projetos nacionais e medidas/iniciativas implementadas pelos países da União Europeia de destaque que possam constituir boas práticas para serem implementadas. 
 
 
Ficha Técnica   
 
Título Sucesso e Inclusão: Medidas e Iniciativas de Apoio aos estudantes do ensino superior 
Autor  Ana Mateus  
Prefácio  Joaquim Mourato 
Design e Ilustração Ricardo Lucas  
Edição  © Direção Geral do Ensino Superior (DGES)  
Av. Duque D’Ávila, 137 1069-016 LISBOA  
Telefone: 21 3126000  
URL: dges.gov.pt  / dges.gov.pt/en  
ISBN: 978-972-741-170-2
dezembro de 2023 

 

Relatório da Comissão Independente de Avaliação do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior

Pelo Despacho n.º 764/2023, de 16 de janeiro, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, foi constituída uma comissão independente com o objetivo de proceder a essa avaliação, determinando que as conclusões fossem apresentadas até dezembro de 2023. No cumprimento do referido despacho a Comissão vem apresentar o seu relatório dentro do prazo estabelecido. O mandato da Comissão determina que as conclusões devem resultar de um processo de envolvimento público por meio de debates considerados adequados e ter em conta os estudos e análises já realizados por entidades públicas e privadas sobre esta matéria. Por essa razão, o relatório apresenta os resultados da consulta pública, não sendo, portanto, um documento que corresponda, necessariamente, aos pontos de vista da Comissão sobre as alterações a introduzir no RJIES.

 
 
 
Ficha Técnica   
 
Título Relatório da Comissão Independente de Avaliação do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior
Autores  Alberto Amaral, Helena Nazaré, Joaquim Mourato, Cláudia Sarrico, João Cunha Serra, João Redondo, Ana Gabriela Cabilhas e Joel Rodrigues 
Nota Introdutória  Alberto Amaral
Capa e Design Ricardo Lucas
Colaboração Tânia Alegria
Edição Comissão Independente para a avaliação da aplicação do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior
© Direção Geral do Ensino Superior (DGES)
Av. Duque D’Ávila, 137
1069-016 LISBOA
Telefone: 21 3126000
URL: dges.gov.pt / comissaorjies.dges.gov.pt
Impressão e Acabamento Editorial do Ministério da Educação e Ciência
ISBN: 978-972-741-177-1
novembro de 2023

 



 

Revisão do Sistema de Acesso ao Ensino Superior 2022-2023 | Março, 2024

 

O programa do XXIII Governo Constitucional estabeleceu o compromisso de revisão do sistema de acesso ao ensino superior. Após três anos em que vigoraram medidas excecionais, devido à pandemia causada pelo coronavírus SARS-Cov2, afigurou-se como oportuno proceder a essa reflexão, tendo em vista a definição de regras que vigorarão nos próximos anos. Nesse contexto, o Governo desenvolveu entre outubro de 2022 e fevereiro de 2023 uma discussão pública no sentido de rever e atualizar o sistema de acesso ao ensino superior, nas suas múltiplas vertentes, dando assim cumprimento ao programa do Governo, que consagrou o objetivo de continuar a estimular a democratização e diversificação do acesso ao ensino superior e proceder à avaliação de melhorias a introduzir nesse processo.

 

O resultado dessa reflexão levou à introdução de um conjunto amplo e profundo de alterações e inovações no sistema de acesso ao ensino superior, concretizadas através de vários diplomas e instrumentos legais durante o ano de 2023, os quais consubstanciam a mais profunda reformulação deste sistema das últimas décadas. Estas alterações produziram já alguns dos seus efeitos no acesso ao ensino superior para o ano letivo de 2023/24, embora a totalidade das alterações seja feita de forma gradualista, concluindo-se no ano letivo de 2025/26.

Revisão so Sistema de Ensino de Acesso ao Ensino Superior 2022-2023 

 

Ficha Técnica 
 
Título Revisão do Sistema de Acesso ao Ensino Superior - 2022/2023  
Autor  MCTES   
Ilustração Ricardo Lucas   
Edição  © Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior   
Março, 2024 

Relatório do Grupo de Trabalho para a Avaliação das Necessidades Formativas em Medicina | Março 2024

 

Atualmente, uma das preocupações críticas para o Sistema de Saúde em Portugal é a previsão das necessidades da sua “força de trabalho” para responder às necessidades crescentes na prestação de cuidados de saúde. Com efeito, o Sistema de Saúde em Portugal enfrenta uma pressão muito significativa na prestação de cuidados, que se tem vindo a manter ou mesmo a agravar,  o que em conjunto com uma população envelhecida e com crescentes complexidades de saúde, convoca para uma revisão urgente e abrangente do planeamento das necessidades formativas de profissionais de saúde em Portugal. Neste contexto, o Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e o Ministério da Saúde (MS) elaboraram um Despacho conjunto que nomeou uma Comissão para estimar as necessidades formativas em Medicina em Portugal para a próxima década.

Esta Comissão começou por elaborar um plano de trabalho possível para o período temporal disponível, que resultou na elaboração de um Relatório com o Modelo de Oferta que serviu de base para sustentar as recomendações que a Comissão agora emite. Neste relatório pretendeu-se fazer uso dos dados mais recentes, a nível nacional e internacional, e de outras evidências para refletir e prever a evolução de médicos no Sistema de Saúde português. Importa referir, como nota técnica, que neste Relatório não elaboramos uma análise qualitativa e quantitativa detalhada de outros fatores/variáveis críticos como seja a atratividade e retenção nos diferentes componentes do Sistema de Saúde em Portugal, as variações de perceção das novas gerações relativamente ao trabalho/valor nem ao task-shifting, o impacto da introdução de novas tecnologias, as emergências de saúde publica inesperadas/imprevisíveis, nem tão pouco possíveis fluxos migratórios de médicos muito distintos do padrão atual.

Relatório do Grupo de Trabalho para a Avaliação das Necessidades Formativas em Medicina | Março 2024

 

Ficha Técnica

Título Relatório do Grupo de Trabalho para a Avaliação das Necessidades Formativas em Medicina
Autores António Sarmento, Bruna Gomes, José I.G. Fragata, Manuel Teixeira Veríssimo, Mónica Oliveira, Nuno Sousa, Paula Santana, Teresa Grilo, Tiago Gonçalvez 
Edição  © Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior   
Março, 2024