5 julho 2018

Acesso ao Ensino Superior 2018 - Alunos com necessidades especiais

Este ano o contingente especial para candidatos com deficiência, aumenta o número de vagas para 4 por cento na primeira fase e, pela primeira vez, contempla vagas na 2ª fase de candidatura em 2 por cento. Organizado pela Direção Geral de Ensino Superior, o concurso nacional inicia em julho.

A DGES disponibiliza ainda o balcão IncluIES, onde podem ser consultadas informações como serviços de apoio ao deficiente, acessibilidade dos edifícios e das páginas web, infraestruturas desportivas, unidades de produção, bolsas para estudantes com mais de 60 por cento de incapacidade, entre outras, das instituições de ensino superior e estabelecimentos de ensino privado em Portugal.

As medidas estão inseridas no programa “Inclusão para o conhecimento, desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que coloca a promoção da acessibilidade dos cidadãos com necessidades especiais ao ensino superior e ao conhecimento como um objetivo nuclear, por considerar que constitui um meio imprescindível para o exercício dos direitos que são conferidos a qualquer membro de uma sociedade democrática e inclusiva.

Ver mais: folheto informativo

Ver Balcão IncluIES