Nesta Biblioteca, poderá encontrar, consultar ou descarregar, as publicações mais recentes da Direção-Geral do Ensino Superior.
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Súmula Impulso Mais Digital
Súmula IMPULSO MAIS DIGITAL
Relatório da Comissão Independente de Avaliação do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior
Pelo Despacho n.º 764/2023, de 16 de janeiro, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, foi constituída uma comissão independente com o objetivo de proceder a essa avaliação, determinando que as conclusões fossem apresentadas até dezembro de 2023. No cumprimento do referido despacho a Comissão vem apresentar o seu relatório dentro do prazo estabelecido. O mandato da Comissão determina que as conclusões devem resultar de um processo de envolvimento público por meio de debates considerados adequados e ter em conta os estudos e análises já realizados por entidades públicas e privadas sobre esta matéria. Por essa razão, o relatório apresenta os resultados da consulta pública, não sendo, portanto, um documento que corresponda, necessariamente, aos pontos de vista da Comissão sobre as alterações a introduzir no RJIES.
Colaboração Tânia Alegria
Estudo sobre "Sucesso e Inclusão: Medidas e Iniciativas de Apoio aos estudantes do ensino superior"
Impulso Jovens STEAM e Adultos | Relatório de Avaliação Intermédia - Jan2024
A avaliação dos programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), integra a calendarização aprovada, a qual prevê a realização de avaliações no final de cada ano, de 2022 a 2025, com avaliações intermédias e eventuais reprogramações a partir de 2023 e a produção do Relatório Final até ao final do 1º semestre de 2026.
Impulso Jovens STEAM e Adultos | Relatório de Avaliação Intermédia - Jan2024
Relatório do Grupo de Trabalho para a Avaliação das Necessidades Formativas em Medicina
Atualmente, uma das preocupações críticas para o Sistema de Saúde em Portugal é a previsão das necessidades da sua “força de trabalho” para responder às necessidades crescentes na prestação de cuidados de saúde. Com efeito, o Sistema de Saúde em Portugal enfrenta uma pressão muito significativa na prestação de cuidados, que se tem vindo a manter ou mesmo a agravar, o que em conjunto com uma população envelhecida e com crescentes complexidades de saúde, convoca para uma revisão urgente e abrangente do planeamento das necessidades formativas de profissionais de saúde em Portugal. Neste contexto, o Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e o Ministério da Saúde (MS) elaboraram um Despacho conjunto que nomeou uma Comissão para estimar as necessidades formativas em Medicina em Portugal para a próxima década.
Esta Comissão começou por elaborar um plano de trabalho possível para o período temporal disponível, que resultou na elaboração de um Relatório com o Modelo de Oferta que serviu de base para sustentar as recomendações que a Comissão agora emite. Neste relatório pretendeu-se fazer uso dos dados mais recentes, a nível nacional e internacional, e de outras evidências para refletir e prever a evolução de médicos no Sistema de Saúde português. Importa referir, como nota técnica, que neste Relatório não elaboramos uma análise qualitativa e quantitativa detalhada de outros fatores/variáveis críticos como seja a atratividade e retenção nos diferentes componentes do Sistema de Saúde em Portugal, as variações de perceção das novas gerações relativamente ao trabalho/valor nem ao task-shifting, o impacto da introdução de novas tecnologias, as emergências de saúde publica inesperadas/imprevisíveis, nem tão pouco possíveis fluxos migratórios de médicos muito distintos do padrão atual.
Relatório do Grupo de Trabalho para a Avaliação das Necessidades Formativas em Medicina | Março 2024
Ficha Técnica
Revisão do Sistema de Acesso ao Ensino Superior 2022-2023
O programa do XXIII Governo Constitucional estabeleceu o compromisso de revisão do sistema de acesso ao ensino superior. Após três anos em que vigoraram medidas excecionais, devido à pandemia causada pelo coronavírus SARS-Cov2, afigurou-se como oportuno proceder a essa reflexão, tendo em vista a definição de regras que vigorarão nos próximos anos. Nesse contexto, o Governo desenvolveu entre outubro de 2022 e fevereiro de 2023 uma discussão pública no sentido de rever e atualizar o sistema de acesso ao ensino superior, nas suas múltiplas vertentes, dando assim cumprimento ao programa do Governo, que consagrou o objetivo de continuar a estimular a democratização e diversificação do acesso ao ensino superior e proceder à avaliação de melhorias a introduzir nesse processo.
O resultado dessa reflexão levou à introdução de um conjunto amplo e profundo de alterações e inovações no sistema de acesso ao ensino superior, concretizadas através de vários diplomas e instrumentos legais durante o ano de 2023, os quais consubstanciam a mais profunda reformulação deste sistema das últimas décadas. Estas alterações produziram já alguns dos seus efeitos no acesso ao ensino superior para o ano letivo de 2023/24, embora a totalidade das alterações seja feita de forma gradualista, concluindo-se no ano letivo de 2025/26.
Revisão so Sistema de Ensino de Acesso ao Ensino Superior 2022-2023
O Ensino Superior em Portugal 2021/2023
O relatório com os dados do Ensino Superior Português é uma publicação de síntese que apresenta os dados mais relevantes sobre o sistema de ensino superior em Portugal, centrados na sua estrutura organizacional, na rede, no acesso, nos estudantes e no pessoal.
A publicação não se refere a um ano letivo específico, mas procura oferecer os dados mais atualizados possíveis e com as desagregações mais relevantes nas diferentes áreas no momento da sua publicação.
Guia da Candidatura ao Ensino Superior Público 2024
No decurso do período de candidatura, os estudantes têm disponibilizada, para consulta, toda a informação relativa ao acesso ao ensino superior no sítio da Internet da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) em: http://www.dges.gov.pt/
Podem igualmente contactar os Gabinetes de Acesso ao Ensino Superior (GAES), existentes nas instituições de ensino superior do continente e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
- Indicações práticas para a realização da candidatura;
- Indicação do link do Regulamento do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior Público para a Matrícula e Inscrição no Ano Letivo de 2024-2025;
- Oferta formativa do ensino superior com indicação dos pares instituição/curso do ensino superior público e do número de vagas fixado para o concurso nacional de acesso de 2024, indicando, para cada um:
- Se é exigida a satisfação de pré-requisitos, bem como o modo de comprovação destes;
- As provas de ingresso exigidas;
- As classificações mínimas exigidas nas provas de ingresso e na nota de candidatura bem como a fórmula de cálculo da nota de candidatura;
- A existência de preferência regional no acesso a pares instituição/curso do ensino superior politécnico e respetiva percentagem de vagas reservada;
- A existência de preferência habilitacional no acesso a pares instituição/curso do ensino superior politécnico e respetiva percentagem de vagas reservada.
- Os grupos de pré-requisitos equivalentes e informações sobre a certificação dos pré-requisitos (anexo I);
- A relação dos cursos de ensino superior público que são objeto de concurso local e indicação dos locais onde os estudantes se devem dirigir para obter informações adicionais (anexo II);
- Os contactos dos Gabinetes de Acesso ao Ensino Superior (anexo III).
Guia da Candidatura ao Ensino Superior Privado 2024
Este guia destina-se aos estudantes que pretendem candidatar-se à matrícula e inscrição no ensino superior privado em 2024.
Encontram-se nesta publicação os seguintes elementos e informações:
- Orientações gerais para a consulta do guia;
- Regulamento Geral dos Concursos Institucionais para Ingresso nos Cursos Ministrados em Estabelecimentos de Ensino Superior Privado para a Matrícula e Inscrição no Ano Letivo de 20242025;
- Oferta formativa do ensino superior privado, indicando, para cada um dos pares instituição/curso:
- Os grupos de pré-requisitos equivalentes e informações sobre a certificação dos pré-requisitos (anexo I).
- A informação relativa à oferta formativa de cursos conferentes de grau com autorização de funcionamento está disponibilizada, para consulta, no sítio da Internet da Direção-Geral do Ensino Superior em: http://www.dges.gov.pt/pt/pesquisa_cursos_instituicoes
Dinâmicas de Desigualdade no Sistema de Ensino Superior Português: Acesso, Género e Mobilidade
Ficha Técnica
E-BOOK Dinâmicas de Desigualdade no Sistema de Ensino Superior Português: Acesso, Género e Mobilidade
Entidade Financiadora: Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)
DOI: 10.54499/PTDC/CED-EDG/5530/2020
Período: 2021-2024 (42 meses)
Instituição Responsável: Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior
Website do projeto: www.dinagem.com
O projeto Dinâmicas de Desigualdade no Sistema de Ensino Superior Português: Acesso, Género e Mobilidade explora diversas dimensões dessas desigualdades. Uma primeira dimensão de desigualdade está relacionada com a estratificação institucional. Já não se trata apenas de ter acessoa um diploma, mas sim do tipo de diploma, instituição, região ou área de estudo escolhida. Isto torna-se crucial, pois as perspetivas de empregoe os níveis de rendimento futuro variam significativamente dependendo destas escolhas. A possibilidade do ensino superior estar a perpetuar as desigualdades socioeconómicas existentes também constitui fonte de preocupação.Perante a forte concorrência por determinados cursos, as famílias portuguesas têm tentado várias estratégias para aumentar as chances dos seus filhos serem bem sucedidos na sua colocação. Uma estratégia comum é a alocação de recursos materiais e financeiros à educação dos seus filhos, o que coloca os candidatos de contextos socioeconómicos mais elevados numa posição vantajosa. As desigualdades de género são uma questão incontornável em qualquer reflexão sobre o ensino superior.