Cooperação Ibero-americana

Portugal participa ativamente no plano da cooperação ibero-americana, sendo a Direção-Geral do Ensino Superior responsável pelo acompanhamento da área do ensino superior, nomeadamente no âmbito da criação do Espaço Ibero-americano do Conhecimento.

 

OEI - Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura

A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) é um organismo internacional de carácter governamental para a cooperação entre os países ibero-americanos. Criada em 1949 sob a denominação de Escritório de Educação Ibero-americana, com o caráter de agência internacional, passou, em 15 de Março de 1957, a organismo inter-governamental. Em 1985 adotou a denominação atual.

O objetivo prioritário da OEI passa por contribuir para o fortalecimento do conhecimento, da compreensão mútua, da integração, da solidariedade e da paz entre os povos ibero-americanos, isto é, os povos da língua espanhola e portuguesa da América Latina e da Europa. A difusão das línguas espanhola e portuguesa representa outro importante objetivo que se pretende atingir através de um papel reforçado da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura.

 

SEGIB – Secretaria-Geral Ibero-americana

Na sequência do surgimento das Cimeiras de Chefes de Estado e de Governo Ibero-americanos (1991) e das outras reuniões em distintos âmbitos que se seguiram, na XIII Cimeira (2003) foi decidido criar a Secretaria-Geral Ibero-americana (SEGIB).

A SEGIB é uma organização internacional cuja função passa por dar apoio institucional e técnico de forma permanente junto da Conferência Ibero-americana. Deste modo, implementa os mandatos que resultam das Cimeiras e impulsionam a cooperação Ibero-americana nas áreas da educação, coesão social, e cultura.