Fim das comemorações dos 30 anos do Erasmus

No passado dia 30 de novembro realizou-se em Bruxelas a cerimónia de encerramento das comemorações dos 30 anos do Erasmus, no qual participou representante da DGES (https://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/anniversary/erasmus-30th-anniversary-final-event_en).  Neste quadro, destaca-se o Painel de alto nível que debateu o futuro do Erasmus+ após 2020, com perspetivas da Comissão Europeia, dos Estados-membros, do Parlamento Europeu e dos beneficiários.  Foi, ainda, apresentada a Declaração da Geração Erasmus+ para o futuro do Programa (https://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/sites/erasmusplus2/files/erasmus-generation-declaration_en.pdf),  composta por 30 propostas para o futuro em torno de 6 tópicos (desafios da sociedade, lacunas das competências, envolvimento cívico, inclusão, dimensão global e simplificação).

Ao longo de 2017 festejou-se os 30 anos do Programa Erasmus por toda a União Europeia, lembrando o impacto desta iniciativa tão emblemática e popular (https://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/anniversary/events_pt?country=All).  

Em Portugal, também tiveram lugar diversos eventos em 2017, encerrando as comemorações com a realização de 33 debates “Erasmus talks: Geração Europa” em todo o país, no dia 6 de novembro, organizados conjuntamente pelas duas Agências Nacionais Erasmus+ e pelo Fórum Estudante. Na sessão Erasmus Talks que teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, houve 13 testemunhos de participantes no Programa, e contou a com a participação do Comissário Europeu Tibor Navracsics e do Ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues (http://www.forum.pt/18221-erasmus-talks-ou-o-testemunho-da-geracao-europa).