Reforço de Vagas no Concurso Nacional de Acesso 2021

Reforço de Vagas

 

Representa um aumento de 6% face ao número de vagas inicialmente fixado, incluindo mais 160 vagas nos cursos com maior concentração de melhores alunos.
 
Novas vagas ficam já disponíveis na 1.ª fase do concurso nacional de acesso 2021/22.
 
 
No âmbito do regime geral de acesso 2021 serão agora disponibilizadas um número total de 56043 vagas (Tabela 1 da Nota de Imprensa MCTES), o que representa um aumento de aumento de 6% face ao número de vagas inicialmente fixado (i.e., 52963 vagas).
 
 
O reforço de vagas agora definido resulta de um esforço de mobilização das instituições de ensino superior para responder ao apelo feito pelo Governo na sequência do elevado número de candidaturas à 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior público, o qual atingiu um novo máximo de cerca de 63 mil candidaturas, sendo o mais elevado desde 1996.
 
 
Este reforço do número de vagas do regime geral de acesso ao ensino superior resultou das orientações aprovadas pelo Governo (Decreto-Lei n.º 77-A/2021, de 27 de agosto), que permitiram a transferência das vagas fixadas e não ocupadas nos concursos especiais de acesso e ingresso no ensino superior para o regime geral de acesso, na sequência das recomendações da Comissão Nacional de Acesso de Ensino Superior (CNAES) de 24 de Agosto.
 
Está ainda de acordo com as recomendações do grupo de trabalho constituído em fevereiro de 2021 para estudar o acesso ao ensino superior neste ano letivo e que havia recomendado que “Caso se concretize, a tendência de aumento de candidatos observada em 2020/2021, poderá ser permitido um acréscimo do número inicial de vagas do CNA do número de vagas não ocupadas nos concursos especiais (…)”.
 

Ver Nota de Imprensa MCTES

Ver Total de Vagas CNA 2021

Ver Edital Reforço de Vagas