Mobilidade para Portugal

Portugal tem vindo a ser escolhido como país de acolhimento por um número cada vez maior de estudantes internacionais. No portal Study & Research in Portugal pode encontrar um conjunto de informações importantes acerca da oferta letiva existente e das condições de vida no nosso país.

Se pretender realizar de um período de mobilidade académica em Portugal, importa começar por distinguir entre situações de mobilidade parcial (apenas uma parte do ciclo académico) ou mobilidade integral (realização do ciclo de estudos completo em Portugal). 

No caso de mobilidade integral no primeiro ciclo (licenciatura), recorde que é necessário o reconhecimento dos seus títulos académicos prévios.

Se for nacional de um Estado-Membro da União Europeia (ou residir legalmente em Portugal há mais de dois anos), são aplicadas as condições de acesso ao ensino superior equivalentes às de cidadãos portugueses (os emigrantes portugueses beneficiam de um contingente especial).

Se for nacional de um país terceiro e quiser concorrer ao primeiro ciclo (licenciatura) aplica-se o Estatuto do Estudante Internacional. Existem ainda os regimes especiais de acesso para Bolseiros PALOP, missões diplomáticas acreditadas em Portugal; e naturais e filhos de naturais de Timor-Leste. Recordamos também que poderá necessitar de um visto de permanência em Portugal.

Nos restantes ciclos de estudos (mestrado e doutoramento), bem como no caso de mobilidade parcial, deverá contactar diretamente a instituição de ensino superior portuguesa na qual deseja ingressar.

O Programa Erasmus+ tem sido anualmente responsável pela chegada a Portugal de milhares de jovens estudantes europeus. Se estiver interessado em beneficiar de uma mobilidade ao abrigo do programa Erasmus+ em Portugal aconselhamos que se informe junto da Agência Nacional Erasmus+ ou da instituição de ensino superior do seu país de origem.

Poderão, ainda, existir outras oportunidades de mobilidade pelo que aconselhamos que se informe junto da sua instituição de ensino superior.