Curso


Diploma de técnico superior profissional
Uma das seguintes áreas: Matemática; Português; Desenho; Geometria Descritiva; História e Cultura das Artes
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 17
Total de alunos inscritos em simultâneo 34
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Penafiel Avenida José Júlio, n.º 60 17 34
Descrição geral Conceber, planear, implementar e executar animações digitais tridimensionais, de forma inovadora e criativa, utilizando os métodos, os materiais, as técnicas e as ferramentas adequadas e de acordo com o âmbito dos projetos a criar (cinematográficos, televisivos, videográficos, entretenimento (jogos), institucionais e publicitários).
Atividades principais
Projetar modelações e animações 3D;
Conceber e construir modelos tridimensionais de objetos, ambientes e personagens em formatos 2D e 3D adequados aos jogos e animações digitais;
Implementar, integrar, compor e publicar animações 3D;
Analisar, criar, manipular e utilizar animações digitais multimédia;
Organizar, dirigir e acompanhar projetos de animação ou jogos desde a sua fase de conceção até à criação do produto final, de acordo com os critérios técnicos adotados e os requisitos artísticos exigidos;
Desenvolver jogos digitais recorrendo a diferentes técnicas de design e de programação para diferentes ambientes e plataformas
Projetar e desenvolver jogos digitais
Desenvolver conteúdos multimédia de qualidade de modo a serem integrados em jogos e ou animações digitais
Conceber e construir narrativas, cenários e storyboards atrativos e criativos.
Conceber e construir personagens em formatos 2D e 3D adequados aos jogos e animações digitais;
Planear, conceber e desenhar jogos digitais atrativos e com criatividade, capazes de retratar emoções e comportamentos humanos;
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes sobre comportamento e comunicação organizacional;
Conhecimentos abrangentes sobre o comportamento humano;
Conhecimentos abrangentes da língua inglesa;
Conhecimentos abrangentes de matemática;
Conhecimento abrangente dos processos, metodologias e tecnologias de modelação e animação 3D
Conhecimento especializado de técnicas, métodos e ferramentas de animação 3D;
Conhecimento especializado de técnicas, métodos, regras e ferramentas de modelação 3D;
Conhecimento especializado sobre conceitos, técnica, métodos e ferramentas de desenvolvimento de jogos digitais, com incidência nas componentes artísticas;
Conhecimentos abrangentes de desenho utilizados na prática do desenho artístico e técnico;
Conhecimento especializado de métodos e técnicas de iluminação, efeitos visuais e realismo, incluindo ferramentas informáticas para esse fim;
Conhecimentos especializados em técnicas de criação de narrativas, personagens, cenários e storyboards;
Conhecimentos especializados em técnicas de produção, edição e pós-produção de conteúdos multimédia;
Conhecimentos especializados em técnicas de criação de personagens em formatos 2D e 3D
Conhecimento abrangente sobre a planificação e organização dos meios técnicos e artísticos necessários num projeto de animação 3D ou de jogos.
Conhecimentos de abrangentes de planeamento e gestão de projetos em tecnologia de animação 3D ou de jogos digitais
Conhecimentos especializados de algoritmia;
Conhecimentos especializados de paradigmas de programação orientados aos objetos;
Conhecimentos especializados em motores e linguagens de programação de jogos e animações digitais;
Conhecimentos especializados linguagens de programação para plataformas móveis;
Aptidões
Identificar e selecionar estilos e técnicas de comunicação organizacional;
Identificar e aplicar a técnica de design mais adequada para a conceção e desenvolvimento de um determinado jogo ou animação digital
Identificar e selecionar métodos, técnicas, equipamentos e ferramentas para a conceção e construção de animações 3D;
Definir e construir modelos tridimensionais de objetos, edifícios e ambientes e personagens 3D;
Definir e construir esqueletos de personagens tridimensionais;
Identificar, selecionar e aplicar materiais e texturas a modelos tridimensionais de objetos, edifícios e ambientes;
Aplicar métodos e técnicas de animação a objetos, edifícios, ambientes e personagens 3D;
Definir, implementar e aplicar técnicas avançadas de animação 3D;
Realizar desenhos de ambientes, objetos e personagens, passíveis de serem trabalhados em animação 3D e jogos;
Selecionar e aplicar efeitos de iluminação em modelos, animações 3D e jogos;
Analisar e interpretar imagens e vídeos;
Editar, criar e transformar imagens digitais;
Selecionar e aplicar técnicas de edição e pós -produção vídeo;
Realizar a composição e publicação de animações 3D, integrando diferentes tipos de materiais (virtuais/reais);
Planear e definir animações 3D, tendo em consideração a indústria a que se destinam (cinematográfica, publicitária, entretenimento, videográfica e institucional);
Consultar e interpretar documentação técnica e produzir relatórios;
Gerir e dinamizar equipas técnicas no âmbito da realização de um projeto de animação 3D, considerando as fases de pré -produção, produção e pós -produção;
Identificar e utilizar as melhores ferramentas para o desenvolvimento de cada tipo de jogo;
Planear e definir o processo de trabalho mais adequado a cada tipo de jogo.
Aplicar e reproduzir emoções e comportamentos humanos no desenvolvimento de jogos e animações digitais;
Atitudes
Demonstrar autonomia na resolução de problemas técnicos correntes e imprevisíveis;
Adaptar-se à evolução das tecnologias, equipamentos e ferramentas informáticas;
Demonstrar capacidade de iniciativa, criatividade e empreendedorismo;
Demonstrar capacidade de integração em equipas multidisciplinares;
Demonstrar capacidade de comunicação e relação interpessoal;
Demonstrar responsabilidade e ética profissional;

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Design de Jogos e Animação Digital (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Áudio-Visuais e Produção dos Media (213) 213 73 0 0 60.83%
Psicologia (311) 311 3 0 0 2.5%
Matemática (461) 461 3 0 0 2.5%
Ciências Informáticas (481) 481 20 0 0 16.67%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (222) 222 3 0 0 2.5%
Design (214) 214 15 0 0 12.5%
Gestão e Administração (345) 345 3 0 0 2.5%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1545h 580h 680h 60
Semestral 1ºS Desenho de Personagens e Cenários Técnica 214 75h 35h 40h
 ( PL 35h  OT 5h  )
3
Semestral 1ºS Algoritmia Técnica 481 150h 50h 60h
 ( PL 50h  OT 10h  )
6
Semestral 2ºS Programação e Animação para Web Técnica 481 138h 45h 55h
 ( PL 45h  OT 10h  )
5
Semestral 2ºS Desenvolvimento de Software Técnica 481 150h 50h 60h
 ( PL 50h  OT 10h  )
6
Semestral 2ºS Inglês Aplicado às Tecnologias de Informação Geral e científica 222 75h 35h 40h
 ( TP 35h  O 5h  )
3
Semestral 2ºS Desenho II Técnica 214 75h 35h 40h
 ( PL 35h  OT 5h  )
3
Semestral 1ºS Comportamento Organizacional Geral e científica 345 75h 35h 40h
 ( PL 35h  OT 5h  )
3
Semestral 2ºS Introdução à Álgebra Linear Geral e científica 461 81h 35h 40h
 ( PL 35h  OT 5h  )
3
Semestral 2ºS Animação para Jogos Digitais I Técnica 213 138h 45h 55h
 ( PL 45h  OT 10h  )
5
Semestral 2ºS Tecnologias de Animação e Jogos Digitais Técnica 213 138h 45h 50h
 ( PL 45h  OT 5h  )
5
Semestral 1ºS História dos Jogos e da Animação Técnica 213 150h 50h 60h
 ( PL 50h  OT 10h  )
6
Semestral 1ºS Design e Composição Gráfica Técnica 214 150h 50h 60h
 ( PL 50h  OT 10h  )
6
Semestral 1ºS Design de Comunicação Técnica 213 75h 35h 40h
 ( PL 35h  OT 5h  )
3
Semestral 1ºS Desenho I Técnica 214 75h 35h 40h
 ( PL 35h  OT 5h  )
3
2º Ano 1590h 290h 370h 60
Semestral 2ºS Estágio Em contexto de trabalho 213 840h
 (HEP 810h)
0h 30h
 ( O 30h  )
30
Semestral 1ºS Psicologia das Emoções Geral e científica 311 75h 35h 40h
 ( PL 35h  OT 5h  )
3
Semestral 1ºS Projeto de Jogos e Animação Técnica 213 150h 50h 60h
 ( PL 50h  OT 10h  )
6
Semestral 1ºS Narrativa e Interface Técnica 213 75h 35h 40h
 ( PL 35h  OT 5h  )
3
Semestral 1ºS Design de Comunicação Digital Técnica 213 75h 35h 40h
 ( PL 35h  OT 5h  )
3
Semestral 1ºS Desenvolvimento de Jogos Digitais Técnica 481 75h 35h 40h
 ( PL 35h  OT 5h  )
3
Semestral 1ºS Áudio e Vídeo Técnica 213 150h 50h 60h
 ( PL 50h  OT 10h  )
6
Semestral 1ºS Animação para Jogos Digitais II Técnica 213 150h 50h 60h
 ( PL 50h  OT 10h  )
6
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)