| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes sobre comportamento e comunicação organizacional; |
| Conhecimentos abrangentes sobre o comportamento humano; |
| Conhecimentos abrangentes da língua inglesa; |
| Conhecimentos abrangentes de matemática; |
| Conhecimento abrangente dos processos, metodologias e tecnologias de modelação e animação 3D |
| Conhecimento especializado de técnicas, métodos e ferramentas de animação 3D; |
| Conhecimento especializado de técnicas, métodos, regras e ferramentas de modelação 3D; |
| Conhecimento especializado sobre conceitos, técnica, métodos e ferramentas de desenvolvimento de jogos digitais, com incidência nas componentes artísticas; |
| Conhecimentos abrangentes de desenho utilizados na prática do desenho artístico e técnico; |
| Conhecimento especializado de métodos e técnicas de iluminação, efeitos visuais e realismo, incluindo ferramentas informáticas para esse fim; |
| Conhecimentos especializados em técnicas de criação de narrativas, personagens, cenários e storyboards; |
| Conhecimentos especializados em técnicas de produção, edição e pós-produção de conteúdos multimédia; |
| Conhecimentos especializados em técnicas de criação de personagens em formatos 2D e 3D |
| Conhecimento abrangente sobre a planificação e organização dos meios técnicos e artísticos necessários num projeto de animação 3D ou de jogos. |
| Conhecimentos de abrangentes de planeamento e gestão de projetos em tecnologia de animação 3D ou de jogos digitais |
| Conhecimentos especializados de algoritmia; |
| Conhecimentos especializados de paradigmas de programação orientados aos objetos; |
| Conhecimentos especializados em motores e linguagens de programação de jogos e animações digitais; |
| Conhecimentos especializados linguagens de programação para plataformas móveis; |
| Aptidões |
| Identificar e selecionar estilos e técnicas de comunicação organizacional; |
| Identificar e aplicar a técnica de design mais adequada para a conceção e desenvolvimento de um determinado jogo ou animação digital |
| Identificar e selecionar métodos, técnicas, equipamentos e ferramentas para a conceção e construção de animações 3D; |
| Definir e construir modelos tridimensionais de objetos, edifícios e ambientes e personagens 3D; |
| Definir e construir esqueletos de personagens tridimensionais; |
| Identificar, selecionar e aplicar materiais e texturas a modelos tridimensionais de objetos, edifícios e ambientes; |
| Aplicar métodos e técnicas de animação a objetos, edifícios, ambientes e personagens 3D; |
| Definir, implementar e aplicar técnicas avançadas de animação 3D; |
| Realizar desenhos de ambientes, objetos e personagens, passíveis de serem trabalhados em animação 3D e jogos; |
| Selecionar e aplicar efeitos de iluminação em modelos, animações 3D e jogos; |
| Analisar e interpretar imagens e vídeos; |
| Editar, criar e transformar imagens digitais; |
| Selecionar e aplicar técnicas de edição e pós -produção vídeo; |
| Realizar a composição e publicação de animações 3D, integrando diferentes tipos de materiais (virtuais/reais); |
| Planear e definir animações 3D, tendo em consideração a indústria a que se destinam (cinematográfica, publicitária, entretenimento, videográfica e institucional); |
| Consultar e interpretar documentação técnica e produzir relatórios; |
| Gerir e dinamizar equipas técnicas no âmbito da realização de um projeto de animação 3D, considerando as fases de pré -produção, produção e pós -produção; |
| Identificar e utilizar as melhores ferramentas para o desenvolvimento de cada tipo de jogo; |
| Planear e definir o processo de trabalho mais adequado a cada tipo de jogo. |
| Aplicar e reproduzir emoções e comportamentos humanos no desenvolvimento de jogos e animações digitais; |
| Atitudes |
| Demonstrar autonomia na resolução de problemas técnicos correntes e imprevisíveis; |
| Adaptar-se à evolução das tecnologias, equipamentos e ferramentas informáticas; |
| Demonstrar capacidade de iniciativa, criatividade e empreendedorismo; |
| Demonstrar capacidade de integração em equipas multidisciplinares; |
| Demonstrar capacidade de comunicação e relação interpessoal; |
| Demonstrar responsabilidade e ética profissional; |