| Conhecimentos |
| Conhecimentos fundamentais de língua inglesa |
| Conhecimentos fundamentais de matemática e estatística |
| Conhecimentos fundamentais de tecnologias de informática |
| Conhecimentos especializados de ferramentas da Qualidade |
| Conhecimentos especializados de métodos estatísticos aplicados à qualidade, ambiente e Segurança |
| Conhecimentos especializados de técnicas de metrologia, medição, monitorização e calibração |
| Conhecimentos especializados sobre legislação do trabalho, ambiental e de segurança e saúde do trabalho |
| Conhecimentos especializados sobre avaliação e controlo de riscos |
| Conhecimentos especializados sobre prevenção em contexto laboral e sobre organização de emergências |
| Conhecimento especializado sobre as normas da Qualidade, Ambiente e Segurança e Saúde do Trabalho |
| Aptidões |
| Comunicar de diferentes formas e para diferentes públicos, incluindo a utilização de expressões internacionais; |
| Aplicar técnicas de elaboração de procedimentos de controlo da qualidade do produto, de calibração e manutenção do equipamento e de controlo e registo da informação |
| Interpretar exigências legais, normas e procedimentos da qualidade, ambiente e segurança do trabalho e gerir e reportar essa informação |
| Aplicar procedimentos de auditoria interna e apoiar auditorias externas no sentido de disponibilizar informação e outros meios necessários |
| Aplicar técnicas de elaboração de procedimentos de controlo da qualidade do produto, de calibração e manutenção do equipamento e de controlo e registo da informação |
| Aplicar as ferramentas informáticas específicas na gestão do sistema da qualidade, ambiente e segurança do trabalho |
| Detetar não conformidades, diagnosticar as causas, definir e implementar ações corretivas/melhoria e aplicar técnicas de avaliação da eficácia dessas ações |
| Atitudes |
| Tomar a iniciativa no sentido de encontrar, atempadamente, soluções adequadas na resolução de situações concretas |
| Motivar os trabalhadores e as equipas na adoção de comportamentos de qualidade no exercício da atividade profissional |
| Cumprir e assegurar o cumprimento de normas e regulamentos associados à qualidade, ao ambiente e à segurança do trabalho; |
| Disponibilizar-se para a aprendizagem ao longo da vida e para a partilha constante de conhecimentos nos domínios gestão da qualidade, ambiente e segurança do trabalho; |
| Demonstrar adaptabilidade e flexibilidade a novas situações; |
| Liderar e gerir equipas de trabalho, assegurando a sua motivação; |
| Comunicar, de forma clara e precisa, a nível individual e em público |