| Conhecimentos |
| Conhecimentos fundamentais de inglês técnico; |
| Conhecimentos fundamentais de matemática; |
| Conhecimentos fundamentais de algoritmia e de programação de computadores. |
| Conhecimentos fundamentais de física relativamente às leis de Newton, à quantidade de movimento e ao cálculo vetorial de forças; |
| Conhecimentos abrangentes das normas do ambiente, higiene e segurança no trabalho; |
| Conhecimento abrangente em gestão e organização do trabalho; |
| Conhecimento abrangente em desenho de construções mecânicas; |
| Conhecimentos abrangentes em órgãos que constituem os mecanismos mecânicos, pneumáticos e elétricos que integram as máquinas; |
| Conhecimentos especializados da constituição e do funcionamento dos principais tipos de detetores, de sensores e de atuadores utilizados na indústria; |
| Conhecimentos especializados de sistemas de segurança, cinemática direta e inversa de robôs; |
| Conhecimentos especializados de linguagens GRAFCET, Ladder e de blocos funcionais; |
| Conhecimentos especializados sobre a constituição de sistemas de aquisição, controlo e supervisão (SCADA), e de interação humana (HMI), de técnicas de medida e de instrumentação industrial; |
| Aptidões |
| Utilizar a língua inglesa, nomeadamente, na leitura e na interpretação de documentação técnica, normas e catálogos; |
| Aplicar as bases matemáticas aos sistemas automáticos; |
| Interpretar croquis, desenhos e especificações técnicas; |
| Utilizar o cálculo para o dimensionamento de peças; |
| Utilizar as técnicas de desenho de peças e de conjuntos gerais e detalhados; |
| Aplicar as normas da qualidade, do ambiente e da higiene e segurança aplicadas à atividade profissional |
| Identificar e aplicar os principais tipos de detetores, sensores e atuadores industriais; |
| Realizar tarefas de configuração e de programação de autómatos programáveis industriais; |
| Usar e programar sistemas de aquisição, controlo e supervisão (SCADA), e de interação humana (HMI); |
| Analisar, organizar e interpretar documentação técnica e regulamentar, bem como elaborar relatórios e documentos técnicos. |
| Atitudes |
| Demonstrar capacidade de resolução de problemas; |
| Demonstrar capacidade de trabalhar em equipas multidisciplinares e multifuncionais; |
| Demonstrar capacidade de gestão de equipas, promovendo a sua motivação e o cumprimento das normas; |
| Demonstrar capacidade de adaptação à evolução das tecnologias e dos materiais; |
| Demonstrar capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal. |
| Demonstrar capacidade para promover o cumprimento de normas e dos procedimentos de segurança, higiene e saúde no exercício da sua atividade profissional |