| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes do sistema de normalização contabilística e dos diferentes normativos aplicáveis às PME |
| Conhecimento abrangente do regime jurídico aplicável à atividade empresarial |
| Conhecimento abrangente das obrigações legais das PME |
| Conhecimentos especializados de aplicações informáticas para o cumprimento das obrigações legais e preparação de informação de apoio à gestão |
| Conhecimentos especializados sobre a elaboração das demonstrações financeiras e demais documentos de relato e prestação de contas |
| Conhecimentos especializados sobre planeamento, elaboração de orçamentos, planos de negócio e projetos de investimento |
| Conhecimentos especializados de contabilidade de gestão e de ferramentas de apoio à gestão |
| Conhecimentos especializados sobre ferramentas financeiras, de avaliação económico-financeira e de interpretação das demonstrações financeiras. |
| Conhecimento abrangente da correta utilização da língua portuguesa e inglesa na elaboração e análise de informação financeira e não financeira |
| Conhecimentos abrangentes de estratégia e inovação empresarial |
| Conhecimentos abrangentes de análise económica e financeira e de avaliação de investimentos |
| Conhecimentos fundamentais de gestão de empresas, de inovação e empreendedorismo |
| Conhecimentos especializados sobre conceitos, estratégias e ferramentas de gestão |
| Conhecimentos especializados de técnicas de gestão de equipas |
| Conhecimento abrangente e especializado das práticas de digitalização de processo e negócios |
| Conhecimentos especializados em simulação empresarial na vertente financeira, contabilística, administrativa e de recursos humanos |
| Conhecimentos fundamentais de ciências empresariais e economia |
| Aptidões |
| Executar trabalho contabilístico e de prestação de contas |
| Enquadrar as entidades nos respetivos normativos contabilísticos |
| Validar planos de contas em conformidade com as especificidades das entidades |
| Identificar as exigências legais das entidades em matéria de contabilidade e de índole laboral, administrativo e empresarial |
| Processar documentação contabilística em softwares de contabilidade e interpretar os seus outputs |
| Preparar as demonstrações financeiras, redigir relatórios e outra informação, aplicando a língua técnica da área das ciências empresariais de acordo com os diferentes públicos e recorrendo às novas formas de comunicação na era digital |
| Preparar relatórios da situação económico -financeira de uma entidade |
| Aplicar as técnicas de elaboração de orçamentos e de planos de investimento, assim como avaliar as diferentes fontes de investimento e financiamento |
| Aplicar os modelos de contabilidade de gestão, participar no processo orçamental e no seu controlo |
| Identificar potenciais oportunidades de melhoria dos sistemas de informação contabilística, de acordo com as exigências legais e necessidades de informação das entidades |
| Conceber informação financeira e não financeira com recurso a aplicações informáticas específicas |
| Analisar a entidade do ponto de vista económico e financeiro e avaliar oportunidades de investimento e necessidades de financiamento |
| Enquadrar e aplicar os instrumentos de apoio ao planeamento e controlo financeiro |
| Aplicar, de forma integrada e prática, os conceitos, ferramentas e técnicas estratégicas de preparação da tomada de decisão |
| Dinamizar os diferentes processos de gestão de PME |
| Identificar potenciais oportunidades de melhoria das práticas de digitalização de processos e negócios |
| Conceber soluções que promovam uma atitude de empreendedorismo na empresa e conceber, planear e executar orientações estratégicas |
| Aplicar métodos que promovam o trabalho cooperativo |
| Comunicar, trabalhar e gerir equipas |
| Conceber soluções que promovam a constituição e continuidade das empresas |
| Atitudes |
| Demonstrar autonomia na preparação da informação contabilística, administrativa, financeira e laboral |
| Demonstrar capacidade de organização para o cumprimento integral das obrigações contabilísticas, legais e laborais |
| Demonstrar rigor e responsabilidade no cumprimento das normas e procedimentos dos sistemas de contabilidade e de gestão |
| Demonstrar capacidade para trabalhar com orientação para objetivos e cumprimento de prazos |
| Demonstrar cortesia e capacidade de adaptar a linguagem aos diferentes utilizadores da informação |
| Revelar consciência da confidencialidade no acesso à informação |
| Demonstrar capacidade de adaptação às especificidades das organizações e de adequação aos diferentes modelos de controlo de gestão |
| Demonstrar autonomia no trabalho com aplicações informáticas |
| Demonstrar criatividade e capacidade de adaptação à evolução tecnológica |
| Demonstrar capacidade de liderança e motivação em contexto de trabalho |
| Demonstrar confiança e proatividade nas suas ações |
| Demonstrar capacidade de resolução de problemas técnicos na sua área de especialização, nomeadamente na aplicação dos atuais e novos normativos contabilísticos e de índole laboral e administrativo |
| Demonstrar capacidade de análise e de sistematização de informação contabilística, económica e financeira |
| Demonstrar capacidade de análise crítica quanto à situação da empresa, às diferentes fontes de financiamento e oportunidades de investimento |
| Demonstrar capacidade de adaptação às especificidades das organizações e de adequação aos diferentes modelos de gestão |
| Demonstrar capacidade de raciocínio, de análise, de adaptação a novas situações, de inovação e tomadas de decisões em situação de incerteza |