| Conhecimentos |
| Conhecimentos fundamentais da língua portuguesa e inglesa |
| Conhecimentos abrangentes de comunicação digital |
| Conhecimentos abrangentes e especializados de relações interpessoais |
| Conhecimentos abrangentes sobre o setor turístico, aspetos técnicos e organizativos ligados à oferta e à procura turísticas |
| Conhecimentos abrangentes de gastronomia e de produtos alimentares endógenos |
| Conhecimentos abrangentes da língua inglesa, envolvendo temáticas e abordagens específicas de gastronomia e vinhos que facilitam a comunicação |
| Conhecimentos especializados em vinhos e em identificação da viticultura regional |
| Conhecimentos fundamentais das normas de segurança, higiene e saúde respeitantes à atividade profissional |
| Conhecimentos fundamentais de planeamento, organização e gestão de eventos e de atividades de animação em unidades de enogastronomia |
| Conhecimentos abrangentes para a gestão de compras e negociação com fornecedores de um Restaurante e ou uma área de Restauração. |
| Conhecimentos sobre práticas sustentáveis e abordagens inovadoras na produção e consumo em gastronomia e vinhos |
| Aptidões |
| Identificar diferentes tipos de vinhos e práticas vitivinícolas |
| Aplicar as normas de segurança, higiene e saúde respeitantes à atividade profissional |
| Criar e dinamizar programas de animação e eventos ligados à enogastronomia |
| Desenhar planos de comercialização de pacotes e ações turísticas aplicando estratégias de marketing operacional |
| Dinamizar e conduzir diálogos e relacionamentos que promovam a interação entre turistas, bem como o conhecimento e o respeito pelos valores culturais dos locais visitados |
| Manter níveis de comunicação fluente com turistas e outros tipos de utilizadores/clientes que possam empregar a língua inglesa |
| Preparar deslocações e orientar turistas em itinerários rurais e urbanos, percursos em áreas vinhateiras ou caves para dar a conhecer a cultura enogastronómica regional |
| Propor a redefinição das orientações comerciais em função dos resultados, da satisfação dos clientes e dos vários grupos de stakeholders das unidades enogastronómicas |
| Propor o uso de bens alimentares locais na enogastronomia específica das regiões visitadas |
| Definir sistema de controlo de custos dos menus e de otimização dos recursos disponíveis. |
| Aplicar práticas sustentáveis e inovadoras na produção, comercialização e consumo de produtos gastronómicos e vinícolas. |
| Atitudes |
| Capacidade de comunicar de forma clara, precisa, persuasiva e assertiva |
| Capacidade de cooperar com outros profissionais e de gerir equipas de trabalho |
| Comunicar eficazmente, a nível interno e externo à organização, com interlocutores diferenciados, na sua língua materna e em língua inglesa |
| Demonstrar capacidade de iniciativa, autonomia e espírito crítico nas tarefas a desenvolver |
| Demonstrar capacidade de identificar problemas e perspectivar a sua solução |
| Demonstrar flexibilidade, adaptando-se a diferentes situações e contextos profissionais |
| Capacidade de reflexão sobre os processos de criação e desenvolvimento e avaliação de novos produtos |
| Demonstrar capacidade de implementar atividades de enogastronomia |
| Demonstrar interesse na preservação e valorização dos recursos endógenos |
| Demonstrar capacidade de servir corretamente alimentos e bebidas aos clientes. |
| Demonstrar criatividade para criar menus e serviços com base nas novas tendências da gastronomia, de vinhos e de outras bebidas. |
| Demonstrar autonomia responsabilidade para assegurar a gestão autónoma de eventos, serviços de banquetes e Catering. |
| Demonstrar compromisso com práticas sustentáveis e inovação para a preservação dos recursos naturais e culturais |