| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes em anatomia funcional e fisiologia humana |
| Conhecimentos abrangentes sobre o movimento humano e fisiologia do exercício com foco na compreensão da biomecânica |
| Conhecimentos abrangentes sobre as patologias e condições musculoesqueléticas, permitindo identificar e compreender patologias comuns |
| Conhecimentos abrangentes sobre primeiros socorros e suporte básico de vida |
| Conhecimentos abrangentes sobre nutrição, dietética e suplementação, com foco na promoção de uma alimentação saudável e equilibrada como estilo de vida |
| Conhecimento abrangente sobre metodologias de treino e organização da prática do exercício físico |
| Conhecimentos abrangentes em comunicação, psicologia relacional e coaching, com foco na motivação, adesão e fidelização do indivíduo, fomentando um ambiente de suporte emocional e desenvolvimento pessoal |
| Conhecimentos especializados de metodologias e técnicas das atividades em sala de exercício (treino de força, cardiofitness, body e mind), outdoor e meio aquático |
| Conhecimentos especializados de metodologias e técnicas das atividades de grupo e treino personalizado |
| Conhecimentos sobre técnicas de gestão de stress e autocuidado que incentivem o equilíbrio entre saúde mental, física e social |
| Conhecimentos abrangentes em gestão de organizações que promovam a atividade física e de bem-estar |
| Conhecimentos em epidemiologia e bioestatística, aplicados à análise de dados de saúde e bem-estar e ao estudo dos fatores de risco associados à prática de exercício físico |
| Aptidões |
| Avaliar a estrutura, função e condição física dos indivíduos, reconhecendo quais as atividades adequadas para o seu perfil |
| Analisar o movimento humano e corrigir posturas ou técnicas de execução, promovendo a segurança e eficácia durante o exercício |
| Aplicar as bases fundamentais da metodologia de treino no planeamento, condução e avaliação de sessões de treino |
| Aplicar técnicas de primeiros socorros e de suporte básico de vida |
| Identificar práticas de coaching considerando os seus objetivos e as técnicas a adotar na promoção da saúde e bem-estar |
| Dinamizar e planear programas de atividade física em sala de exercício, outdoor e/ou meio aquático, individuais ou em grupo |
| Aplicar sessões de treino distintos consoante os objetivos da atividade e da condição física e mental do indivíduo |
| Aplicar técnicas de gestão de stress e promover o autocuidado, ajudando os indivíduos a alcançar um equilíbrio entre saúde física, mental e social |
| Aplicar estratégias de gestão de recursos humanos e de equipamentos em instituições que promovam a atividade física e de bem-estar |
| Dinamizar técnicas de promoção de comportamentos saudáveis e hábitos de vida que promovam o bem-estar a longo prazo |
| Analisar e interpretar dados estatísticos relacionados com a saúde e bem-estar |
| Atitudes |
| Demonstrar iniciativa, interesse, criatividade, autonomia e responsabilidade na aplicação dos diferentes planos de atividade física consoante o perfil e objetivos do indivíduo |
| Demonstrar uma atitude de prontidão e responsabilidade, em situações de emergência, assegurando a segurança e o bem-estar do indivíduo |
| Demonstrar um forte compromisso na promoção de saúde e bem-estar, tanto físico quanto mental, dos indivíduos, priorizando práticas seguras e saudáveis |
| Demonstrar capacidades e atitudes fundamentais na relação interpessoal com o indivíduo como a escuta, a empatia, o respeito, a congruência e a clareza, promovendo uma abordagem personalizada e inclusiva |
| Demonstrar capacidade e disponibilidade para trabalhar integrado numa equipa multidisciplinar, promovendo um ambiente de confiança onde o indivíduo se sinta acolhido e motivado a desenvolver práticas de autocuidado, favorecendo o equilíbrio entre a saúde mental, física e social |
| Demonstrar uma postura encorajadora e positiva, motivando os indivíduos a alcançarem os seus objetivos, promovendo a adesão aos programas de treino e bem-estar |
| Demonstrar capacidade para agir em conformidade com as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho |
| Demonstrar capacidade de gestão de atividades e tempo em contexto de trabalho |
| Demonstrar capacidade para descrever analisar e apresentar dados estatísticos |