| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes e especializados sobre tecnologia digital e sua utilização educativa; |
| Conhecimentos abrangentes de línguas (português e inglês); |
| Conhecimentos teóricos e abrangentes sobre tipologias de necessidades especiais e tecnologias de apoio; |
| Conhecimentos abrangentes de literacia e cidadania digital; |
| Conhecimentos especializados de técnicas de instrumentação laboratorial; |
| Conhecimentos especializados de metodologias de classificação e arquivo digital; |
| Conhecimentos teóricos sobre psicologia do desenvolvimento; |
| Conhecimentos abrangentes dos impactos sociais da tecnologia; |
| Conhecimentos abrangentes de técnicas estatísticas descritivas e inferenciais; |
| Conhecimentos abrangentes sobre os procedimentos fundamentais no planeamento e gestão de projetos; |
| Conhecimentos abrangentes da arquitetura de sistemas computacionais; |
| Conhecimentos teóricos e abrangentes sobre os processos de criação e desenvolvimento de recursos educativos digitais. |
| Aptidões |
| Identificar e resolver problemas relacionados com a utilização das tecnologias digitais em contextos educativos; |
| Interpretar informação técnica e científica em diferentes línguas; |
| Propor soluções criativas para apoio a pessoas com diferentes tipologias de necessidades especiais; |
| Analisar e problematizar a credibilidade e a fiabilidade da informação, das fontes e de conteúdos digitais, bem como a utilização segura da Internet; |
| Apoiar a utilização de tecnologias e recursos digitais em contextos educativos diversificados; |
| Criar, atualizar e gerir bases de dados de recursos educativos digitais; |
| Colaborar na realização de atividades tendo em conta o desenvolvimento cognitivo e psicosocial do grupo; |
| Analisar criticamente o impacto da tecnologia no seu contexto social; |
| Analisar e/ou desenvolver um estudo estatístico para responder a uma questão de interesse, retirando conclusões e fundamentando decisões; |
| Colaborar na implementação e gestão técnica de atividades e projetos; |
| Aplicar e adaptar estratégias de resolução de problemas técnicos e partilhar recursos num ambiente em rede; |
| Colaborar na construção de produtos multimédia e outros recursos educativos digitais. |
| Atitudes |
| Demonstrar capacidade de realizar as tarefas propostas, estabelecendo prioridades e atuando com sentido de responsabilidade; |
| Demonstrar capacidade de utilizar corretamente as línguas materna e inglesa, entendendo-as como instrumentos de comunicação e valorização profissional; |
| Demonstrar capacidade de iniciativa, inovação e proatividade na resolução de problemas; |
| Demonstrar capacidade de selecionar informações veiculadas em ambientes digitais, confrontando com espírito crítico conteúdos provenientes de diferentes fontes; |
| Demonstrar a capacidade de ser autónomo no desenvolvimento das tarefas propostas e na tomada de decisão; |
| Demonstrar capacidade de pesquisar dados, informação e conteúdos em ambientes digitais; |
| Demonstrar capacidade de aceitar a inclusão e a diversidade; |
| Demonstrar capacidade de adoção de práticas ou comportamentos direcionados para a promoção da sustentabilidade nas suas diferentes dimensões; |
| Demonstrar capacidades de atualização científica e técnica que favoreçam a implementação de boas práticas; |
| Demonstrar capacidade de trabalho em equipa e de partilha de conhecimentos; |
| Demonstrar capacidades de perseverança e resiliência na procura de soluções para os desafios da sua atividade profissional; |
| Demonstrar capacidade de iniciativa e criatividade na construção de recursos. |