| Conhecimentos |
| Matemática; |
| Português; |
| Inglês; |
| Sistema Português da Qualidade; |
| Informática aplicada |
| Ferramentas da qualidade; |
| Métodos estatísticos aplicados à qualidade; |
| Metrologia e calibração; |
| Organização da empresa; |
| Agentes químicos, biológicos e físicos; |
| Legislação ambiental e de segurança e saúde no trabalho; |
| Avaliação e controlo de riscos; |
| Prevenção ambiental e da poluição; |
| Prevenção em contexto laboral; |
| Higiene e segurança do trabalho; |
| Organização de emergências; |
| Sistemas de gestão da qualidade; |
| Sistemas de gestão do ambiente; |
| Sistemas de gestão da segurança; |
| Gestão de processos; |
| Integração de sistemas de gestão; |
| Auditorias a sistemas de gestão; |
| Técnicas de melhoria da qualidade. |
| Aptidões |
| Identificar as melhores opções estratégicas aplicadas a diversos contextos e situações, na perspetiva da gestão da qualidade, ambiente e segurança; |
| Pesquisar e aplicar a legislação, os regulamentos e as normas inerentes aos diferentes setores específicos de intervenção; |
| Planear e coordenar as etapas de implementação de sistemas de gestão da qualidade, ambiente e segurança; |
| Elaborar documentação técnica relacionada com as áreas específicas de intervenção; |
| Conceber suportes documentais diversificados para disseminar informação, a todos os níveis da organização, no âmbito dos sistemas de gestão da qualidade, ambiente e segurança; |
| Definir e implementar indicadores de medição e monitorização; |
| Planear e coordenar a implementação de sistemas integrados de gestão; |
| Utilizar técnicas de controlo estatístico de processos; |
| Controlar e manusear equipamentos de medição, monitorização e controlo; |
| Determinar parâmetros estatísticos e de fiabilidade aplicáveis aos contextos de intervenção da gestão da qualidade, ambiente e segurança; |
| Controlar a conformidade metrológica dos equipamentos de medição; |
| Utilizar técnicas de diagnóstico do desempenho ambiental das instituições; |
| Elaborar e aplicar listas de verificação do cumprimento da legislação relacionada com a saúde e a segurança no trabalho; |
| Elaborar e aplicar listas de verificação de perigos e de riscos; |
| Aplicar técnicas de identificação, controlo e avaliação de riscos; |
| Aplicar técnicas de identificação, controlo e avaliação de riscos; |
| Aplicar as normas e os procedimentos de atuação em situações de emergência; |
| Aplicar as técnicas de comunicação adequadas ao contexto de intervenção; |
| Aplicar as normas de segurança, higiene, saúde e proteção ambiental respeitantes à atividade profissional; |
| Utilizar técnicas de auditoria a sistemas de gestão; |
| Utilizar técnicas de desenvolvimento e de implementação de programas de melhoria associados à qualidade, ao ambiente e à segurança. |
| Atitudes |
| Gerir equipas de trabalho, demonstrando capacidade de liderança e assegurando os níveis de responsabilidade e de motivação dos colaboradores; |
| Demostrar capacidade de comunicação; |
| Adaptar -se às evoluções técnicas e metodológicas; |
| Assegurar o cumprimento das normas de segurança, higiene, saúde e proteção ambiental no exercício da sua atividade profissional; |
| Assegurar o cumprimento das normas e procedimentos de sistemas integrados de gestão da qualidade, ambiente e segurança; |
| Comunicar com interlocutores diferenciados, facilitando o relacionamento interpessoal a nível interno e externo; |
| Adotar comportamentos de estabilidade emocional e resistência ao stress; |
| Trabalhar com orientação para objetivos e sob pressão de prazos; |
| Demonstrar espírito crítico, adaptabilidade e flexibilidade a novas situações; |
| Demonstrar proatividade, assertividade e orientação para resultados; |
| Agir em função de princípios de tolerância e cooperação; |
| Demonstrar responsabilidade, iniciativa, autonomia e liderança; |
| Demonstrar capacidade de cumprimento de prazos, horários e procedimentos predefinidos. |