Curso


Diploma de técnico superior profissional
Uma das seguintes áreas: Português; Matemática; Economia; Espanhol
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 30
Total de alunos inscritos em simultâneo 65
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Santarém Largo Cândido dos Reis 30 65
Descrição geral Coordenar e executar as atividades de guia de turismo e assistência turística, nomeadamente acolhimento, acompanhamento e orientação dos visitantes, prestação de informações e interpretação do património cultural e natural de uma região, organização de itinerários turísticos, eventos e animação tendo em conta os padrões de segurança aplicáveis.
Atividades principais
Elaborar materiais promocionais relacionados com a promoção direta e indireta de uma região.
Gerir operações de acolhimento, acompanhamento e orientação de turistas.
Organizar operações turísticas adequadas ao perfil dos viajantes.
Orientar os turistas quanto à preservação do património visitado e dos cuidados no respetivo acesso.
Planear e gerir itinerários turísticos incluindo o apoio logístico.
Planear e organizar as atividades de guia de turismo e assistência turística integrando nas mesmas os procedimentos relacionados com os transportes aéreos, rodoviários, marítimos, fluviais e ferroviários.
Planear e organizar atividades integrando os aspetos históricos, geográficos e culturais dos locais e pontos turísticos.
Planear e organizar eventos e atividades de animação turística.
Preparar e apresentar informações sobre os locais e pontos turísticos.
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes sobre a geografia física, turismo e património natural.
Conhecimentos abrangentes sobre o património cultural e a história da arte.
Conhecimentos abrangentes sobre os sistemas de transportes turísticos.
Conhecimentos abrangentes sobre técnicas de comunicação oral e escrita em língua espanhola.
Conhecimentos abrangentes sobre técnicas de comunicação oral e escrita em língua inglesa.
Conhecimentos abrangentes sobre tecnologias de informação e comunicação.
Conhecimentos especializados de organização de eventos e animação turística.
Conhecimentos especializados em itinerários turísticos.
Conhecimentos especializados sobre a prática profissional de guia de turismo.
Conhecimentos especializados sobre os procedimentos da atividade de guia de turismo.
Conhecimentos fundamentais sobre a história de Portugal.
Conhecimentos fundamentais sobre as tendências do turismo na atualidade.
Aptidões
Aplicar as técnicas e as ferramentas adequadas à criação de itinerários turísticos de acordo com as necessidades do mercado alvo, a satisfação dos clientes e de outras partes interessadas integrando nos mesmos os aspetos históricos geográficos e culturais
Aplicar as técnicas, os métodos e as ferramentas adequadas às atividades de guia de turismo e assistência turística integrando os aspetos relevantes relacionados com os sistemas de transportes (aéreos, rodoviários, marítimos, fluviais e ferroviários).
Aplicar técnicas de comunicação oral e escrita numa língua estrangeira, adaptando a comunicação às exigências da situação.
Desenvolver e acompanhar a implementação de um plano de marketing, incluindo o marketing digital, visando atingir os objetivos da empresa e assegurando a criação de materiais promocionais adequados às atividades propostas.
Dinamizar os processos de organização e gestão de eventos tendo em conta as especificidades dos clientes/mercados e as caraterísticas dos locais e pontos turísticos envolvidos.
Pesquisar, selecionar e interpretar dados e informações nomeadamente no que se refere a produtos e a serviços, clientes, concorrentes e fornecedores, apoiando a definição e a implementação da estratégia da empresa.
Utilizar os procedimentos adequados aos contextos, situações e públicos alvo, assegurando o cumprimento das normas de preservação do património e os cuidados no acesso ao mesmo.
Atitudes
Demonstrar flexibilidade adaptando -se a diferentes situações e contextos profissionais e evitando situações de conflito ou de confronto.
Demonstrar capacidade de definição de prioridades e de organização do trabalho.
Demonstrar capacidade de persuasão e de estabelecimento de relações estáveis com clientes, fornecedores e outros prestadores de serviços.
Demonstrar capacidade de polivalência e espírito de iniciativa.
Demonstrar capacidade para capitalizar a sua experiência e implementar boas práticas.
Demonstrar capacidade para trabalhar em equipa e cooperar para objetivos comuns.
Demonstrar inovação e criatividade na resolução e na antecipação de problemas ou na abordagem a situações novas.
Demonstrar princípios e práticas de autonomia, rigor, sentido de responsabilidade e comportamento ético.

--
Informação e Assistência Turística (Percurso Geral) 120 ECTS
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)