Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Matemática; Desenho
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 23
Total de alunos inscritos em simultâneo 50
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Vila do Conde Rua D. Sancho I, 981 23 50

--
Design de Jogos e Animação Digital (Percurso Geral) 120 ECTS
Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Matemática; Desenho
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 23
Total de alunos inscritos em simultâneo 50
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Vila do Conde Rua D. Sancho I, 981 23 50
Descrição geral Planear, conceber, desenhar e desenvolver jogos e animações digitais multimédia para diferentes ambientes e plataformas e que possibilitem uma comunicação assertiva e eficaz.
Atividades principais
Conceber e desenvolver iconografia em espaços digitais e de jogos
Conceber e desenvolver conteúdos para os ambientes de jogos e animações digitais
Planear, conceber e desenhar jogos digitais atrativos e com criatividade capazes de retratar emoções e comportamentos humanos
Planear, conceber e desenhar animações digitais multimédia
Desenvolver jogos digitais recorrendo a diferentes técnicas de design e de programação para diferentes ambientes e plataformas
Desenvolver animações digitais recorrendo a diferentes técnicas de design e de programação para diferentes ambientes e plataformas
Desenvolver conteúdos multimédia de qualidade de modo a serem integrados em jogos e/ou animações digitais
Conceber e construir personagens em formatos 2D e 3D adequados aos jogos e animações digitais
Conceber e construir narrativas, cenários e storyboards atrativos e criativos
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes de matemática
Conhecimentos abrangentes da língua inglesa
Conhecimentos abrangentes de paradigmas de programação
Conhecimentos abrangentes de desenho
Conhecimentos abrangentes sobre comportamento e comunicação organizacional
Conhecimentos abrangentes sobre o comportamento humano
Conhecimentos de abrangentes de planeamento e gestão de projetos de tecnologias de informação
Conhecimentos especializados de algoritmia.
Conhecimentos especializados de paradigmas de programação orientados aos objetos
Conhecimentos especializados de desenho de ambientes digitais de jogos e animações
Conhecimentos especializados em técnicas de criação de narrativas, personagens, cenários e storyboards
Conhecimentos especializados em motores e linguagens de programação de jogos e animações digitais
Conhecimentos especializados linguagens de programação para plataformas móveis
Conhecimentos especializados em técnicas de produção de conteúdos multimédia
Conhecimentos especializados em técnicas de criação de personagens em formatos 2D e 3D
Aptidões
Identificar e aplicar as diferentes fases da conceção e desenvolvimento de um jogo ou animação digital
Identificar e aplicar a linguagem de programação mais adequada para a conceção e desenvolvimento de um determinado jogo ou animação digital
Identificar e aplicar a técnica de design mais adequada para a conceção e desenvolvimento de um determinado jogo ou animação digital
Identificar e aplicar técnicas de criação de narrativas, personagens, cenários e storyboards para jogos e animações digitais
Analisar diferentes ambientes e plataformas digitais para a implementação de jogos ou animações digitais
Identificar e manipular motores de jogos e linguagens de programação
Aplicar e reproduzir emoções e comportamentos humanos no desenvolvimento de jogos e animações digitais
Aplicar as regras de construção de algoritmos no desenvolvimento de jogos e animações digitais
Atitudes
Demonstrar capacidade de refletir a cultura da organização
Demonstrar criatividade para a inovação na conceção e desenvolvimento de jogos e animações digitais
Demonstrar capacidade de trabalho em equipa e para o desenvolvimento colaborativo de produtos
Demonstrar capacidade de resposta
Demonstrar iniciativa e empreendedorismo
Demonstrar comportamento ético

--
Design de Jogos e Animação Digital (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Audiovisuais e Produção dos Media (213) 213 62 0 0 51.67%
Ciências Informáticas (481) 481 26 0 0 21.67%
Design (214) 214 17 0 0 14.17%
Matemática (461) 461 6 0 0 5%
Psicologia (311) 311 6 0 0 5%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (222) 222 3 0 0 2.5%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 916h 1186h 60
Semestral Comportamento Organizacional Geral e científica 311 75h 30h 75h
 ( TP 30h  O 45h  )
3
Semestral Desenho II Geral e científica 214 75h 30h 75h
 ( TP 30h  O 45h  )
3
Semestral Complementos de Álgebra Linear Geral e científica 461 75h 30h 75h
 ( TP 30h  O 45h  )
3
Semestral Desenho de Personagens e Cenários Técnica 214 125h 91h 91h
 ( TP 53h  PL 38h  )
5
Semestral Design de Comunicação Técnica 213 100h 75h 75h
 ( TP 45h  PL 30h  )
4
Semestral Tecnologias de Animação e Jogos Digitais Técnica 481 150h 105h 105h
 ( TP 60h  PL 45h  )
6
Semestral Algoritmia Técnica 481 150h 105h 105h
 ( TP 60h  PL 45h  )
6
Semestral Inglês Aplicado às Tecnologias de Informação Geral e científica 222 75h 30h 75h
 ( TP 30h  O 45h  )
3
Semestral Desenho I Geral e científica 214 75h 30h 75h
 ( TP 30h  O 45h  )
3
Semestral Introdução à Álgebra Linear Geral e científica 461 75h 30h 75h
 ( TP 30h  O 45h  )
3
Semestral Desenvolvimento de Software Técnica 481 150h 105h 105h
 ( TP 60h  PL 45h  )
6
Semestral Programação e Animação Web Técnica 481 125h 75h 75h
 ( TP 45h  PL 30h  )
5
Semestral Design e Composição Gráfica Técnica 214 150h 105h 105h
 ( TP 60h  PL 45h  )
6
Semestral Animação para Jogos Digitais I Técnica 213 100h 75h 75h
 ( TP 45h  PL 30h  )
4
2º Ano 1500h 497h 542h 60
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 213 750h
 (HEP 525h)
0h 0h
30
Semestral Projeto de Jogos e Animação Técnica 213 125h 98h 98h
 ( TP 53h  PL 45h  )
5
Semestral Desenvolvimento para Ambientes Móveis Técnica 481 75h 45h 45h
 ( TP 30h  PL 15h  )
3
Semestral Narrativa e Interface Técnica 213 125h 83h 83h
 ( TP 45h  PL 38h  )
5
Semestral Psicologia das Emoções Geral e científica 311 75h 30h 75h
 ( TP 30h  O 45h  )
3
Semestral Animação para Jogos Digitais II Técnica 213 100h 75h 75h
 ( TP 45h  PL 30h  )
4
Semestral Design de Comunicação Digital Técnica 213 125h 91h 91h
 ( TP 53h  PL 38h  )
5
Semestral Áudio e Vídeo Técnica 213 125h 75h 75h
 ( TP 45h  PL 30h  )
5
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)