Conhecimentos |
Conhecimento abrangente do impacto na qualidade de vida das pessoas com disfunção; |
Conhecimento abrangente acerca das normas de primeiros socorros e suporte básico de vida; |
Conhecimento abrangente acerca do impacto psicológico no processo de reabilitação; |
Conhecimento abrangente para a promoção da saúde e qualidade de vida nas pessoas com incapacidade; |
Conhecimento aprofundado acerca da importância da atividade e da ocupação; |
Conhecimento aprofundado acerca das estruturas e funções do corpo; |
Conhecimento aprofundado acerca de questões relacionadas com a ética profissional; |
Conhecimento aprofundado das normas e regras de segurança aplicadas ao próprio e ao cliente; |
Conhecimento aprofundado das regras e procedimentos de manutenção, higienização e controlo de equipamentos específicos; |
Conhecimento especializado dos conceitos inerentes aos diferentes ciclos de vida; |
Conhecimento especializado do enquadramento legal da gestão e políticas de saúde; |
Conhecimentos abrangentes sobre a sequência de procedimentos nas diferentes atividades a realizar com os clientes; |
Conhecimentos abrangentes sobre cuidados em fim de vida; |
Conhecimentos especializados associados à disfunção no desempenho nos diferentes ciclos de vida; |
Conhecimentos especializados sobre higiene e segurança no trabalho; |
Conhecimentos fundamentais acerca dos cuidados continuados integrados a prestar no contexto da saúde; |
Conhecimentos fundamentais de incapacidade e impacto social e ocupacional; |
Conhecimentos fundamentais para a compreensão e promoção de dinâmicas interrelacionais. |
Aptidões |
Aplicar atividades recreativas e de lazer com vista à promoção da saúde adequadas a cada ciclo de vida e tendo em conta a disfunção; |
Atuar segundo as normas de ética mantendo uma conduta profissional assertiva; |
Atuar segundo as normas e a legislação aplicável a este tipo de serviços, promovendo a segurança e o bem-estar dos clientes e considerando a gestão de riscos; |
Avaliar os fatores de risco inerentes ao desenvolvimento e implementação dos vários procedimentos assistenciais, garantindo o bem-estar e a segurança dos clientes; |
Executar técnicas de primeiros socorros e suporte básico de vida em caso de necessidade; |
Identificar as patologias com maior prevalência e principais disfunções no desempenho em cada ciclo de vida; |
Identificar e aplicar os fundamentos das relações interpessoais; |
Identificar e comunicar possíveis situações de risco decorrentes do contexto ambiental ou humano; |
Identificar os contextos específicos para a aplicação dos cuidados continuados integrados; |
Identificar, organizar e preparar os recursos necessários para a realização das atividades de prestação de cuidados; |
Implementar processos de avaliação da ação que permitam identificar os fatores de sucesso e as limitações observadas; |
Operacionalizar atividades inerentes à saúde e higiene adotando procedimentos metodológicos adequados a cada ciclo de vida e tendo em conta a disfunção; |
Organizar temporalmente a sequência de atividades a desenvolver com o cliente; |
Prestar cuidados de conforto e bem-estar em fim de vida; |
Reajustar os procedimentos no decorrer das atividades, para garantir a qualidade da intervenção prática; |
Sugerir, com base na observação e na prática, a introdução de melhorias nos procedimentos da prestação de cuidados de saúde. |
Atitudes |
Demonstrar aptidão para tomar decisões com base na perceção das suas capacidades e limitações; |
Demonstrar assertividade e rigor na execução dos procedimentos, cuidados de saúde e atividades; |
Demonstrar capacidade de análise, compreensão e interpretação das normas legais e regulamentares específicas da área; |
Demonstrar cuidado e rigor no manuseamento e conservação dos equipamentos; |
Demonstrar determinação e responsabilidade na adoção das medidas de segurança necessárias à implementação das atividades; |
Demonstrar disponibilidade e capacidade de partilha e trabalho em equipa; |
Demonstrar disponibilidade para a participação efetiva das famílias no processo de cuidados; |
Demonstrar flexibilidade, adaptando -se a diferentes situações e contextos de intervenção, evitando situações de conflito ou confronto; |
Demonstrar interesse na atualização de conhecimentos e competências, adotando uma atitude reflexiva e crítica; |
Demonstrar preocupação com a gestão do tempo; |
Demonstrar responsabilidade e proatividade nas diferentes atividades desenvolvidas; |
Demonstrar responsabilidade na tomada de decisão; |
Demonstrar responsabilidade no seu desempenho profissional retirando as devidas ilações e consequências; |
Demonstrar uma atitude de responsabilidade na utilização e conservação das instalações e equipamento; |
Investir na relação e interação com o cliente e equipa; |
Demonstrar preocupação com a qualidade e rigor na comunicação estabelecida com a equipa e outros prestadores de cuidados formais (comunicação verbal, não verbal e escrita); |
Demonstrar preocupação com a qualidade e rigor na comunicação estabelecida com o cliente e família/cuidadores informais (comunicação verbal e não verbal). |