Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Matemática;Economia;Português
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 25
Total de alunos inscritos em simultâneo 50
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Mirandela R. João Sarmento Pimentel 25 50

--
Promoção Turística e Cultural (Percurso Geral) 120 ECTS
Diploma de técnico superior profissional
Uma das seguintes áreas: Matemática; Economia; Português
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 25
Total de alunos inscritos em simultâneo 50
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Mirandela Campus do Cruzeiro - Avenida 25 de Abril, Cruzeiro, Lote 2. Apartado 128 25 50
Descrição geral Desenvolver, promover e comercializar diferentes produtos nas organizações turísticas e em destinos turísticos, recorrendo a técnicas de gestão.
Atividades principais
Promover a comercialização de produtos e serviços turísticos existentes e criar outros que sejam inovadores e ajustados às motivações e tendências do mercado.
Conceber e dinamizar produtos e serviços turísticos em organizações turísticas e culturais.
Coordenar a atividade comercial de agências de viagens, unidades de alojamento e outros organismos e empresas do setor turístico que efetuam operações turísticas diversificadas.
Programar, organizar e controlar a realização de eventos, conferências, programas de animação e programas especiais.
Desenvolver procedimentos de gestão eficientes para as empresas turísticas, num contexto de sustentabilidade.
Proceder à organização administrativa da empresa, planeando e organizando as suas atividades considerando a legislação em vigor.
Dinamizar e executar a integração da oferta turística e cultural em pacotes turísticos e posterior comercialização, em organizações de intermediação turística.
Gerir a relação com o cliente.
Gerir a informação num contexto organizacional integrando de forma eficaz as diferentes aplicações informáticas de suporte à atividade.
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes sobre técnicas de criação e posterior promoção de produtos e serviços turísticos.
Conhecimentos abrangentes sobre a conceção de produtos e serviços turísticos em organizações turísticas e culturais.
Conhecimento especializado sobre estratégias de marketing operacional adequadas às organizações turísticas.
Conhecimentos especializados sobre a programação, organização e controlo de eventos, programas de animação e programas especiais para grupos.
Conhecimento especializados de gestão de organizações turísticas.
Conhecimentos abrangentes sobre as diferentes atividades de gestão das organizações turísticas.
Conhecimentos especializados sobre a estruturação e programação de pacotes turísticos e respetiva comercialização.
Conhecimentos especializados sobre gestão da relação com o cliente com enfoque na promoção da fidelização.
Conhecimentos abrangentes de software aplicado ao tratamento da informação em organizações turísticas..
Aptidões
Planificar dirigir e coordenar a criação e a promoção de produtos e serviços turísticos.
Organizar e coordenar a definição de produtos e serviços turísticos em organizações turísticas e culturais
Conceber e implementar as estratégias de marketing mix em organizações turísticas.
Programar, organizar e controlar a realização de eventos nas organizações.
Definir, implementar e promover a procedimentos de gestão em organizações turísticas.
Elaborar o sistema de informação definindo as metodologias mais adequadas na escolha de fontes de informação e de indicadores adequados e credíveis.
Planear e organizar pacotes turísticos e respetiva comercialização em organizações de intermediação turística.
Implementar técnicas de gestão da relação com o cliente.
Utilizar as ferramentas informáticas ao dispor na comunicação da informação em organizações turísticas.
Atitudes
Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade.
Demonstrar capacidade de criatividade, inovação e assunção de risco.
Demonstrar capacidade de liderança, integração em equipa e incentivo do espírito de grupo.
Demonstrar capacidade de comunicação e relação interpessoal.
Demonstrar autonomia, iniciativa e criatividade.
Demonstrar uma atitude crítica e responsável na revisão, correção e desenvolvimento contínuo do próprio desempenho e do desempenho de terceiros da equipa de trabalho.
Demonstrar autonomia e capacidade de identificar oportunidades.
Demonstrar pró-atividade e inovação na análise e resolução de problemas.
Adaptar-se à evolução das tecnologias e processos.

--
Gestão de Turismo (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Turismo e Lazer (812) 812 63 0 0 52.5%
Marketing e Publicidade (342) 342 12 0 0 10%
História e Arqueologia (225) 225 9 0 0 7.5%
Enquadramento na Organização/Empresa (347) 347 18 0 0 15%
Informática na Ótica do Utilizador (482) 482 6 0 0 5%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (222) 222 12 0 0 10%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1620h 488h 600h 60
Semestral Princípios de Contabilidade Técnica 347 162h 44h 60h
 ( T 16h  TP 44h  )
6
Semestral Gestão da Animação Turística Técnica 812 81h 22h 30h
 ( T 8h  TP 22h  )
3
Semestral Agências de Viagens e Operadores Turísticos Técnica 812 162h 44h 60h
 ( T 16h  TP 44h  )
6
Semestral Marketing Turístico Técnica 342 162h 44h 60h
 ( T 16h  TP 44h  )
6
Semestral História da Arte Técnica 225 162h 44h 60h
 ( T 16h  TP 44h  )
6
Semestral Património Cultural e Natural Técnica 225 81h 22h 30h
 ( T 8h  TP 22h  )
3
Semestral Princípios de Turismo e Sustentabilidade Técnica 812 162h 44h 60h
 ( T 16h  TP 44h  )
6
Semestral Introdução à Gestão Técnica 347 162h 44h 60h
 ( T 16h  TP 44h  )
6
Semestral Aplicações Informáticas Geral e científica 482 162h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral Inglês II Geral e científica 222 162h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral Inglês I Geral e científica 222 162h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
2º Ano 1560h 220h 320h 60
Semestral Comunicação Digital em Turismo Técnica 342 162h 44h 60h
 ( T 16h  TP 44h  )
6
Semestral Comportamento do Consumidor Turístico Técnica 812 81h 22h 30h
 ( T 8h  TP 22h  )
3
Semestral Organização e Gestão de Eventos Técnica 812 162h 44h 60h
 ( T 16h  TP 44h  )
6
Semestral Gestão Cultural Técnica 347 162h 44h 60h
 ( T 16h  TP 44h  )
6
Semestral Gestão Hoteleira Técnica 812 162h 44h 60h
 ( T 16h  TP 44h  )
6
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 812 750h
 (HEP 730h)
0h 20h
 ( OT 20h  )
30
Semestral Empreendedorismo e Negócios em Turismo Técnica 812 81h 22h 30h
 ( T 8h  TP 22h  )
3
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)