Conhecimentos |
Conhecimento aprofundado de técnicas de orientação, apoio e supervisão de crianças e jovens |
Conhecimento fundamental do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças e jovens |
Conhecimento especializado de planeamento, de implementação e de avaliação de projetos ou de atividades para crianças e jovens com ou sem necessidades específicas de formação |
Conhecimento especializado de recursos pedagógicos |
Conhecimento especializado em expressão plástica, musical, dramática e motora |
Conhecimento abrangente em literacia científica e em literacia digital |
Conhecimento especializado de promoção da saúde e do bem-estar das crianças e jovens |
Conhecimento abrangente de normas de higiene, de segurança e de organização das instituições |
Aptidões |
Orientar, acompanhar e supervisionar uma ou mais crianças e jovens em espaços formais e não formais |
Planificar, implementar e avaliar projetos ou atividades de caráter cultural, educativo, social, lúdico ou recreativo |
Selecionar e utilizar os recursos pedagógicos mais adequados para cada atividade e público-alvo |
Selecionar e aplicar as técnicas de animação tendo em conta as características das crianças e dos jovens e os objetivos |
Adaptar as atividades e os recursos às crianças e jovens com necessidades específicas de formação |
Selecionar, organizar, sistematizar e manter atualizada a informação relativa às atividades desenvolvidas |
Gerir e mediar conflitos, em contexto multicultural, e integrar as crianças e os jovens nas normas de funcionamento das instituições |
Identificar comportamentos de risco, agir na sua prevenção ou sinalizá-los às equipas técnicas adequadas |
Envolver a comunidade no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças e dos jovens |
Comunicar de forma clara, persuasiva e assertiva |
Aplicar as normas de higiene e segurança no trabalho e as regras de funcionamento das instituições |
Atitudes |
Demonstrar autonomia na tomada de decisão, responsabilidade e capacidade de iniciativa |
Demonstrar criatividade na conceção e na implementação de atividades e de projetos socioeducativos |
Demonstrar flexibilidade e capacidade de adaptação a situações ou problemas imprevistos |
Demonstrar capacidade de trabalho e de cooperação em equipas multidisciplinares |
Estabelecer relações interpessoais cordiais com as crianças e os jovens, famílias e os restantes membros da comunidade |
Adaptar a linguagem e outras formas de comunicação às características dos interlocutores |
Agir segundo os princípios da ética profissional |
Valorizar e motivar as crianças e jovens no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem |