| Conhecimentos |
| Conhecimento aprofundado de técnicas de orientação, apoio e supervisão de crianças e jovens |
| Conhecimento fundamental do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças e jovens |
| Conhecimento especializado de planeamento, de implementação e de avaliação de projetos ou de atividades para crianças e jovens com ou sem necessidades específicas de formação |
| Conhecimento especializado de recursos pedagógicos |
| Conhecimento especializado em expressão plástica, musical, dramática e motora |
| Conhecimento abrangente em literacia científica e em literacia digital |
| Conhecimento especializado de promoção da saúde e do bem-estar das crianças e jovens |
| Conhecimento abrangente de normas de higiene, de segurança e de organização das instituições |
| Aptidões |
| Orientar, acompanhar e supervisionar uma ou mais crianças e jovens em espaços formais e não formais |
| Planificar, implementar e avaliar projetos ou atividades de caráter cultural, educativo, social, lúdico ou recreativo |
| Selecionar e utilizar os recursos pedagógicos mais adequados para cada atividade e público-alvo |
| Selecionar e aplicar as técnicas de animação tendo em conta as características das crianças e dos jovens e os objetivos |
| Adaptar as atividades e os recursos às crianças e jovens com necessidades específicas de formação |
| Selecionar, organizar, sistematizar e manter atualizada a informação relativa às atividades desenvolvidas |
| Gerir e mediar conflitos, em contexto multicultural, e integrar as crianças e os jovens nas normas de funcionamento das instituições |
| Identificar comportamentos de risco, agir na sua prevenção ou sinalizá-los às equipas técnicas adequadas |
| Envolver a comunidade no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças e dos jovens |
| Comunicar de forma clara, persuasiva e assertiva |
| Aplicar as normas de higiene e segurança no trabalho e as regras de funcionamento das instituições |
| Atitudes |
| Demonstrar autonomia na tomada de decisão, responsabilidade e capacidade de iniciativa |
| Demonstrar criatividade na conceção e na implementação de atividades e de projetos socioeducativos |
| Demonstrar flexibilidade e capacidade de adaptação a situações ou problemas imprevistos |
| Demonstrar capacidade de trabalho e de cooperação em equipas multidisciplinares |
| Estabelecer relações interpessoais cordiais com as crianças e os jovens, famílias e os restantes membros da comunidade |
| Adaptar a linguagem e outras formas de comunicação às características dos interlocutores |
| Agir segundo os princípios da ética profissional |
| Valorizar e motivar as crianças e jovens no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem |