| Conhecimentos |
| Conhecimento abrangente do sistema de normalização contabilística |
| Conhecimento especializado do sistema contabilístico |
| Conhecimento abrangente de contabilidade de gestão |
| Conhecimentos fundamentais de gestão de empresas |
| Conhecimento abrangente de análise financeira |
| Conhecimento abrangente de direito comercial e de direito fiscal |
| Conhecimento especializado de cálculo financeiro |
| Conhecimentos fundamentais de estatística descritiva e de análise de dados |
| Conhecimentos fundamentais de aplicações e de sistemas de informação contabilísticos |
| Conhecimentos fundamentais de gestão administrativa de recursos humanos |
| Conhecimento especializado de elaboração de planos de negócios |
| Conhecimento especializado do sistema fiscal português |
| Aptidões |
| Aplicar o Sistema de Normalização Contabilística no registo das operações contabilísticas |
| Reportar o produto do processo contabilístico através da preparação adequada de um conjunto de demonstrações financeiras |
| Aplicar os pressupostos e os modelos da contabilidade de gestão |
| Participar na conceção dos diferentes processos de gestão de uma PME |
| Analisar uma PME do ponto de vista financeiro, incluindo a interpretação dos principais documentos financeiros |
| Identificar e aplicar o enquadramento legal dos negócios de PME |
| Calcular taxas de financiamentos e de rentabilidade de investimentos |
| Estabelecer a articulação das normas contabilísticas com as normas fiscais |
| Aplicar a estatística e a análise de dados como ferramentas de gestão |
| Interpretar e coordenar a utilização de sistemas informáticos específicos de contabilidade, fiscalidade e de gestão |
| Preparar os documentos necessários ao processamento salarial e gestão de recursos humanos |
| Identificar e aplicar a informação necessária à elaboração de um plano de negócios |
| Identificar e fazer aplicar as exigências fiscais associadas às PME |
| Atitudes |
| Demonstrar capacidade de raciocínio, de análise, de adaptação a novas situações, de inovação e de tomada de decisões em situação de incerteza |
| Atuar de acordo com uma visão holística da empresa |
| Atuar de acordo com uma visão holística dos negócios |
| Demonstrar responsabilidade, iniciativa, autonomia e capacidade de liderança |
| Demonstrar capacidade para a aprendizagem ao longo da vida e para a partilha constante de conhecimentos nos diferentes domínios da gestão empresarial |
| Demonstrar capacidade para se integrar em equipas de trabalho de constituição variada |
| Ser proativo, assertivo, positivo e confiante |
| Adotar atitudes empreendedoras na área económica e social |
| Adotar comportamentos responsáveis para os valores da organização |
| Demonstrar capacidade em estabelecer objetivos e prioridades |