Curso


Diploma de técnico superior profissional
Uma das seguintes áreas: Economia; Potuguês; Matemática; Gestão
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 30
Total de alunos inscritos em simultâneo 65
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Passos Guilhadeses, Rua da Feira, n.º 309 30 65
Descrição geral Conceber, planear, coordenar, executar e monitorizar operações de transformação digital nos negócios, através da utilização estratégica de plataformas e ferramentas digitais, com foco na eficiência e sustentabilidade dos recursos.
Atividades principais
Gerir e apoiar na transformação digital dos negócios
Gerir e apoiar na Identificação de oportunidades e ameaças económico financeiras nos negócios digitais
Gerir e definir a implementação da estratégia de e-commerce
Desenvolver e apoiar na implementação das atividades de marketing
Desenvolver e coordenar a implementação da comunicação digital
Desenvolver, definir e potenciar a produção de conteúdos digitais
Recolher e analisar informação para identificar e solucionar desafios relacionados com o ambiente digital
Recolher e analisar dados para apoiar a tomada de decisão
Gerir sistemas integrados de gestão e selecionar em função das necessidades
Gerir e apoiar na elaboração e análise de projetos de investimento
Conhecimentos
Conhecimentos fundamentais das soluções e ferramentas de transformação digital das organizações
Conhecimentos especializados de estratégias e modelos de negócio digitais
Conhecimentos fundamentais de plataformas tecnológicas para e-Commerce
Conhecimentos especializados de instrumentos básicos de gestão
Conhecimentos fundamentais do marketing digital
Conhecimentos especializados de sistemas integrados de gestão
Conhecimentos aprofundados de análise do comportamento do consumidor no ambiente digital
Conhecimentos aprofundados das ferramentas de comunicação digital e criação de conteúdos
Conhecimentos fundamentais de recolha e análise de dados
Conhecimentos especializados de gestão de plataformas e redes sociais
Conhecimentos fundamentais da análise de investimento
Conhecimentos básicos de língua inglesa
Aptidões
Apoiar processos de transformação digital
Operacionalizar estratégias digitais
Gerir marketplaces
Interpretar e acompanhar tendências
Definir e implementar estratégias de comunicação digital
Aplicar a legislação associada à proteção de dados
Aplicar conceitos de gestão de plataformas e redes sociais
Monitorizar resultados
Avaliar financeiramente um projeto de investimento
Atitudes
Demonstrar capacidade de orientação para os resultados
Demonstrar capacidade de orientação para o mercado dos negocios digitais
Demonstrar capacidade para aprender novos conceitos e novos processos de trabalho
Demonstrar facilidade de se integrar em equipas de trabalho
Demonstrar capacidade desenvolver estratégias de comunicação digital
Demonstrar capacidade de ser proativo na procura de soluções
Demonstrar capacidade de implementação de estratégias eficientes na performance digital
Demonstrar capacidade de trabalhar com autonomia nas plataformas digitais
Demonstrar capacidade no relacionamento do cliente em contexto digital

--
Negócios Digitais (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Matemática (461) 461 6 0 0 5%
Direito (380) 380 0 6 6 5%
Gestão e Administração (345) 345 57 0 0 47.5%
Ciências Informáticas (481) 481 24 0 0 20%
Marketing e Publicidade (342) 342 18 0 0 15%
Ciências Sociais e do Comportamento (310) 310 0 3 3 2.5%
Economia (314) 314 6 0 0 5%
Total 111 9
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1620h 420h 600h 60
Semestral 1ºS Empreendedorismo e Inovação Digital Técnica 345 81h 31.5h 45h
 ( T 13.5h  TP 31.5h  )
3
Semestral 1ºS Pincípios de Marketing Técnica 342 162h 31.5h 45h
 ( T 13.5h  TP 31.5h  )
6
Semestral 1ºS Comunicação Integrada de Marketing Técnica 342 81h 31.5h 45h
 ( T 13.5h  TP 31.5h  )
3
Semestral 1ºS Aplicações informáticas para Negócios Técnica 481 162h 42h 60h
 ( T 18h  TP 42h  )
6
Semestral 1ºS Organização de Empresas Geral e científica 345 162h 31.5h 45h
 ( T 13.5h  TP 31.5h  )
6
Semestral 1ºS Estatística e Análise de Dados Geral e científica 461 162h 42h 60h
 ( T 18h  TP 42h  )
6
Semestral 2ºS Sim Ética e Responsabilidade Social help Técnica 310 81h 31.5h 45h
 ( T 13.5h  TP 31.5h  )
3
Semestral 2ºS Economia Geral e científica 314 162h 31.5h 45h
 ( T 13.5h  TP 31.5h  )
6
Semestral 2ºS Gestão financeira Técnica 345 162h 31.5h 45h
 ( T 13.5h  TP 31.5h  )
6
Semestral 2ºS Comportamento do consumidor e Estudos de mercado Técnica 342 162h 42h 60h
 ( T 18h  TP 42h  )
6
Semestral 2ºS Sim Direito e Proteção de Dados help Geral e científica 380 162h 42h 60h
 ( T 18h  TP 42h  )
6
Semestral 2ºS Estratégia e Negócios Digitais Técnica 345 81h 31.5h 45h
 ( T 13.5h  TP 31.5h  )
3
2º Ano 1620h 210h 300h 60
Semestral 2ºS Estágio Em contexto de trabalho 345 810h
 (HEP 600h)
0h 0h
30
Semestral 1ºS Distribuição e Gestão de Vendas Técnica 345 81h 31.5h 45h
 ( T 13.5h  TP 31.5h  )
3
Semestral 1ºS E-Commerce e Marketplaces Técnica 481 162h 42h 60h
 ( T 18h  TP 42h  )
6
Semestral 1ºS Gestão das Plataformas Digitais e Redes Sociais Técnica 481 162h 31.5h 45h
 ( T 13.5h  TP 31.5h  )
6
Semestral 1ºS Marketing e Comunicação Digital Técnica 342 81h 31.5h 45h
 ( T 13.5h  TP 31.5h  )
3
Semestral 1ºS Bases de Dados e Sistemas de Informação help Técnica 481 162h 42h 60h
 ( T 18h  TP 42h  )
6
Semestral 1ºS Análise de Projetos de Investimento Técnica 345 162h 31.5h 45h
 ( T 13.5h  TP 31.5h  )
6
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)