As regras sobre a admissão ao Mestrado em Ensino (Formação Inicial de Professores) da FCSH incluem os seguintes requisitos de admissão e critérios de seleção e seriação:
1. Requisitos de admissão
a) Os/as candidatos/as detentores de um certificado de conclusão de licenciatura obtido em Estabelecimento de Ensino Superior de países subscritores da Declaração de Bolonha e de outros considerados afins, tendo em atenção a respetiva estrutura curricular, com menção da média final, que cumpram os pré-requisitos legais estipulados pelo Decreto-Lei n.º 9-A/2025, de 14 de fevereiro, para acesso a este curso: 120 ECTS em filosofia, de acordo com as normas internas da instituição.
b) Os/as candidatos/as detentores de um certificado de conclusão de licenciatura obtido em Estabelecimento de Ensino Superior de países não subscritores da Declaração de Bolonha, que tenham reconhecimento específico do grau com indicação do plano de estudos, dos créditos por unidade curricular, e menção da média final, que cumpram os pré-requisitos legais estipulados pelo Decreto-Lei n.º 9-A/2025, de 14 de fevereiro, para acesso a este curso: 120 ECTS em filosofia, de acordo com as normas internas da instituição.
2. Critérios de Seleção e Seriação
Consideram-se os seguintes critérios: Classificação de licenciatura (30%); Currículo académico, científico e profissional (20%);
Prova escrita presencial (20%); Entrevista (30%).
A prova escrita presencial versa sobre o domínio escrito do português e domínio das regras essenciais da argumentação lógica crítica. É obrigatória e tem caracter eliminatório, devendo o/a candidato/a obter uma classificação igual ou superior a 9.5 valores (de 20).
A entrevista (10 a 15m) inclui a apresentação de uma atividade a realizar no contexto de uma aula de Filosofia.
São admitidos os candidatos que obtenham, na soma de todos os critérios, pontuação igual ou superior a 50%, conforme as vagas disponíveis em cada ano letivo.