| Conhecimentos |
| Conhecimentos fundamentais das técnicas de comunicação e expressão oral e escrita em língua materna. |
| Conhecimentos fundamentais das técnicas e recursos da expressão oral e escrita em línguas estrangeiras. |
| Conhecimentos fundamentais de métodos quantitativos. |
| Conhecimentos fundamentais das tecnologias de informação. |
| Conhecimentos especializados da gestão de equipas e organização do trabalho. |
| Conhecimentos especializados do comportamento das pessoas nas organizações. |
| Conhecimentos fundamentais das operações contabilísticas da gestão. |
| Conhecimentos fundamentais da fiscalidade aplicada ao contexto da gestão dos recursos humanos. |
| Conhecimentos especializados de recrutamento e seleção. |
| Conhecimentos fundamentais da legislação laboral. |
| Conhecimentos especializados sobre o trabalho administrativo ligado à gestão das pessoas e aos processos conexos. |
| Conhecimentos profundos sobre as técnicas de comunicação e negociação. |
| Conhecimentos fundamentais dos processos relacionados com a segurança e saúde no trabalho. |
| Conhecimentos especializados da gestão da formação e desenvolvimento pessoal e profissional. |
| Conhecimentos especializados da avaliação de desempenho das pessoas nas organizações. |
| Conhecimentos especializados das técnicias e processo de qualidade aplicáveis ao contexto da gestão de recursos humanos. |
| Conhecimentos especializados dos sistemas de gestão de recompensas e carreiras. |
| Conhecimentos fundamentais dos sistemas informáticos aplicados à gestão de recursos humanos. |
| Conhecimentos fundamentais da organização e gestão da empresa. |
| Aptidões |
| Comunicar de forma oral e escrita, controlando e adaptando a comunicação às exigências da situação em língua materna. |
| Comunicar de forma oral e escrita, controlando e adaptando a comunicação às exigências da situação em línguas estrangeiras. |
| Aplicar as técnicas de gestão administrativa de recursos humanos adequadas ao contexto. |
| Aplicar as técnicas e os métodos de recrutamento e seleção adequados. |
| Aplicar as técnicas adequadas aos processos de gestão das pessoas. |
| Propor melhorias nos processos de gestão das pessoas. |
| Dinamizar o desenvolvimento de programas de segurança e higiene no trabalho. |
| Preparar o plano de formação profissional. |
| Dinamizar as atividades de formação profissional. |
| Planear e operacionalizar os procedimentos de seleção e recrutamento de recursos humanos . |
| Planear e gerir os sistemas de informação de gestão de recursos humanos. |
| Aplicar as regras e normas fiscais adequadas à gestão dos recursos humanos. |
| Aplicar as regras e normas do direito do trabalho ao contexto da gestão de recursos humanos. |
| Dinamizar as tarefas de processamento de salários e de apoio aos processos de avaliação recorrendo aos instrumentos de cálculo adequados. |
| Aplicar as regras fiscais referentes aos impostos sobre o rendimento de pessoas singulares e coletivas. |
| Aplicar técnicas de negociação e gerir eventuais conflitos. |
| Dinamizar os processos de gestão da qualidade como fator de desenvolvimento de uma politica de recursos humanos. |
| Preparar planos de recompensa seguindo as políticas em vigor na empresa. |
| Propor sistemas de gestão de carreiras adequados aos objetivos da empresa. |
| Atitudes |
| Demonstrar capacidade de adaptação ao meio social e económico envolvente. |
| Demonstrar capacidade de adaptação à evolução dos procedimentos e das tecnologias. |
| Demonstrar capacidade de liderança. |
| Demonstrar flexibilidade adaptando-se a diferentes situações e contextos profissionais e evitando situações de conflito ou confronto. |
| Demonstrar capacidade de comunicação. |
| Demonstrar capacidade analítica e pensamento lógico. |
| Demonstrar capacidade de gestão do tempo. |
| Demonstrar iniciativa na obtenção de soluções adequadas para a resolução de problemas concretos. |
| Demonstrar capacidade de gestão e organização do trabalho. |
| Demonstrar autonomia na tomada de decisão. |
| Adaptar a linguagem às caraterísticas dos interlocutores. |