Conhecimentos |
Conhecimentos fundamentais das técnicas de comunicação e expressão oral e escrita em língua materna. |
Conhecimentos fundamentais das técnicas e recursos da expressão oral e escrita em línguas estrangeiras. |
Conhecimentos fundamentais de métodos quantitativos. |
Conhecimentos fundamentais das tecnologias de informação. |
Conhecimentos especializados da gestão de equipas e organização do trabalho. |
Conhecimentos especializados do comportamento das pessoas nas organizações. |
Conhecimentos fundamentais das operações contabilísticas da gestão. |
Conhecimentos fundamentais da fiscalidade aplicada ao contexto da gestão dos recursos humanos. |
Conhecimentos especializados de recrutamento e seleção. |
Conhecimentos fundamentais da legislação laboral. |
Conhecimentos especializados sobre o trabalho administrativo ligado à gestão das pessoas e aos processos conexos. |
Conhecimentos profundos sobre as técnicas de comunicação e negociação. |
Conhecimentos fundamentais dos processos relacionados com a segurança e saúde no trabalho. |
Conhecimentos especializados da gestão da formação e desenvolvimento pessoal e profissional. |
Conhecimentos especializados da avaliação de desempenho das pessoas nas organizações. |
Conhecimentos especializados das técnicias e processo de qualidade aplicáveis ao contexto da gestão de recursos humanos. |
Conhecimentos especializados dos sistemas de gestão de recompensas e carreiras. |
Conhecimentos fundamentais dos sistemas informáticos aplicados à gestão de recursos humanos. |
Conhecimentos fundamentais da organização e gestão da empresa. |
Aptidões |
Comunicar de forma oral e escrita, controlando e adaptando a comunicação às exigências da situação em língua materna. |
Comunicar de forma oral e escrita, controlando e adaptando a comunicação às exigências da situação em línguas estrangeiras. |
Aplicar as técnicas de gestão administrativa de recursos humanos adequadas ao contexto. |
Aplicar as técnicas e os métodos de recrutamento e seleção adequados. |
Aplicar as técnicas adequadas aos processos de gestão das pessoas. |
Propor melhorias nos processos de gestão das pessoas. |
Dinamizar o desenvolvimento de programas de segurança e higiene no trabalho. |
Preparar o plano de formação profissional. |
Dinamizar as atividades de formação profissional. |
Planear e operacionalizar os procedimentos de seleção e recrutamento de recursos humanos . |
Planear e gerir os sistemas de informação de gestão de recursos humanos. |
Aplicar as regras e normas fiscais adequadas à gestão dos recursos humanos. |
Aplicar as regras e normas do direito do trabalho ao contexto da gestão de recursos humanos. |
Dinamizar as tarefas de processamento de salários e de apoio aos processos de avaliação recorrendo aos instrumentos de cálculo adequados. |
Aplicar as regras fiscais referentes aos impostos sobre o rendimento de pessoas singulares e coletivas. |
Aplicar técnicas de negociação e gerir eventuais conflitos. |
Dinamizar os processos de gestão da qualidade como fator de desenvolvimento de uma politica de recursos humanos. |
Preparar planos de recompensa seguindo as políticas em vigor na empresa. |
Propor sistemas de gestão de carreiras adequados aos objetivos da empresa. |
Atitudes |
Demonstrar capacidade de adaptação ao meio social e económico envolvente. |
Demonstrar capacidade de adaptação à evolução dos procedimentos e das tecnologias. |
Demonstrar capacidade de liderança. |
Demonstrar flexibilidade adaptando-se a diferentes situações e contextos profissionais e evitando situações de conflito ou confronto. |
Demonstrar capacidade de comunicação. |
Demonstrar capacidade analítica e pensamento lógico. |
Demonstrar capacidade de gestão do tempo. |
Demonstrar iniciativa na obtenção de soluções adequadas para a resolução de problemas concretos. |
Demonstrar capacidade de gestão e organização do trabalho. |
Demonstrar autonomia na tomada de decisão. |
Adaptar a linguagem às caraterísticas dos interlocutores. |