| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangente das teorias e dos conceitos associados à conceção e à compreensão do processo de desenvolvimento da criança, em articulação com as variáveis do contexto de intervenção |
| Conhecimentos abrangentes de conceitos, de princípios e de procedimentos subjacentes à organização de percursos na natureza e na exploração de espaços exteriores |
| Conhecimentos abrangentes e especializados no âmbito do desenvolvimento de projetos educativos e da organização e da gestão de ambientes educativos diversificados |
| Conhecimentos especializados de técnicas de comunicação e de interação com a criança e restantes agentes educativos |
| Conhecimentos fundamentais das tecnologias de informação e comunicação na ótica do utilizador |
| Conhecimentos fundamentais das temáticas e dos respetivos conceitos nos domínios da alimentação, da higiene e da segurança infantil |
| Conhecimentos fundamentais dos procedimentos subjacentes à construção e ao desenvolvimento de atitudes positivas face ao ambiente e ao património |
| Conhecimentos fundamentais no âmbito dos modelos pedagógicos na infância |
| Conhecimentos fundamentais no domínio das expressões. |
| Conhecimentos fundamentais no domínio do português como língua materna |
| Conhecimentos fundamentais sobre as dimensões da educação para a cidadania e da formação pessoal e social |
| Conhecimentos fundamentais sobre conteúdos matemáticos presentes no quotidiano da criança |
| Aptidões |
| Aplicar estratégias de comunicação que potenciem a aquisição e o desenvolvimento da linguagem oral, por parte da criança |
| Conceber e operacionalizar atividades no âmbito da educação para a cidadania e formação pessoal e social |
| Conceber e planear estratégias que conduzam à aplicação de comportamentos respeitadores do património natural e cultural, por parte das crianças |
| Construir, analisar e executar programas de ocupação de tempos livres para a infância |
| Dinamizar tarefas que envolvam as expressões plástica, dramática, motora e musical |
| Operar com métodos, técnicas e regras que favoreçam a organização e o funcionamento de ambientes educativos |
| Planear, analisar, executar e avaliar projetos de intervenção orientados para o apoio à infância |
| Planear, executar e avaliar estratégias e atividades orientadas para o desenvolvimento de comportamentos e de atitudes de observação, exploração e proteção da natureza e o meio envolvente |
| Promover a utilização criativa das tecnologias da informação e da comunicação, recorrendo à sua utilização para potenciar as comunicações e as relações interpessoais |
| Promover atividades relevantes para a interculturalidade e respeito pelo outro |
| Promover processos de comunicação, de raciocínio, de pensamento crítico e de resolução de problemas |
| Planear e executar estratégias que possibilitem a efetiva operacionalização de métodos e respetivas técnicas alusivas à execução, ao controlo, à avaliação e à melhoria das regras de higiene e segurança infantil |
| Atitudes |
| Adaptar a linguagem a diferentes interlocutores e contextos |
| Demonstrar autonomia na conceção, aplicação e avaliação de projetos, no âmbito de serviços e estruturas de apoio a crianças. |
| Demonstrar autonomia na construção, desenvolvimento e avaliação de estratégis e atividades no âmbito da educação para a cidadania e da formação pessoal e social |
| Demonstrar autonomia na construção, no desenvolvimento e na avaliação da implementação de estratégias e de atividades promotoras de uma interação sustentável da criança com a natureza e o meio ambiente que a rodeia |
| Demonstrar autonomia na orientação e na gestão do grupo e das respetivas atividades em que as crianças são envolvidas |
| Demonstrar capacidade de audição da criança e dos restantes agentes educativos, demonstrando sempre disponibilidade e respeito |
| Demonstrar capacidade de comunicação e de relação interpessoal |
| Demonstrar capacidade para evitar e gerir conflitos |
| Demonstrar flexibilidade e capacidade de abertura e adaptação em diferentes situações e contextos |
| Demonstrar iniciativa na resolução de problemas e ou tarefas |
| Demonstrar responsabilidade e autonomia pelos cuidados e bem-estar das crianças |