| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes da língua inglesa e espanhola: compreensão oral e escrita |
| Conhecimentos abrangentes de gestão: funções de gestão, funções da empresa, práticas contabilísticas, técnicas e controlo de vendas, organização do trabalho |
| Conhecimentos abrangentes de legislação aplicada ao turismo |
| Conhecimentos abrangentes de marketing e comunicação: estratégias e planos |
| Conhecimentos abrangentes dos processos de motivação, liderança, gestão de conflitos, de criação de grupos e equipas, de códigos de conduta |
| Conhecimentos abrangentes sobre empreendedorismo, criação de empresas e planos de negócio |
| Conhecimentos abrangentes sobre o fenómeno turístico: sistemas de relações de turismo; oferta turística; procura turística, impactos; indústria do turismo |
| Conhecimentos especializados de Gestão de Alojamentos: quartos, reservas, check-in, receção de clientes, lançamentos de débitos e créditos, check-out, front office, faturação |
| Conhecimentos especializados de Gestão de Comidas e Bebidas: operações de alimentação e bebidas, aprovisionamento, gestão de compra, gestão de stocks, ementas, capacitação, rentabilidade, segurança alimentar, higiene individual, HACCP |
| Conhecimentos especializados de softwares para receção, alojamento e agência de viagem |
| Conhecimentos especializados sobre destinos, recursos, mercados, conceção e desenvolvimento de produtos, eventos e programas |
| Aptidões |
| Aplicar a legislação do setor turístico |
| Aplicar as normas de receção e front office |
| Aplicar as regras gramaticais e o vocabulário técnico na utilização das línguas inglesa e espanhola em contexto de comunicação oral, escrita com interlocutores estrangeiros. |
| Aplicar estratégias de marketing e comercialização e vendas em função da segmentação dos clientes |
| Aplicar ferramentas de informática de gestão e softwares relacionados com a gestão hoteleira e agências de viagens |
| Aplicar os métodos e as técnicas de organização e distribuição dos serviços de F&B e de operações de alimentação e bebidas, aprovisionamento, gestão de stocks e higiene e segurança alimentar |
| Aplicar técnicas de controlo de gestão e de análise do desempenho e situação financeira |
| Aplicar técnicas e instrumentos de elaboração de ementas, capacitação e rentabilidade do setor de F&B |
| Criar programas e eventos |
| Efetuar operações de venda/ tesouraria |
| Elaborar planos de comunicação e de marketing |
| Identificar as tendências de novos produtos e serviços da indústria turística |
| Negociar e vender produtos turísticos |
| Organizar e estruturar a oferta turística |
| Organizar procedimentos de reservas, quartos, check-in, check-out, contas de hóspedes e realização de relatórios |
| Prestar assistência ao cliente |
| Promover produtos e serviços turísticos |
| Utilizar estratégias de motivação, liderança, gestão de equipas e gestão de conflitos |
| Atitudes |
| Agir em função de princípios éticos e deontológicos |
| Comunicar, de forma clara e assertiva, a nível interno e externo à unidade hoteleira, com interlocutores diferenciados |
| Cuidar da imagem pessoal e postura profissional |
| Cumprir e fazer cumprir as normas de segurança, higiene e saúde aplicadas à atividade profissional |
| Demonstrar adaptabilidade e flexibilidade a novas situações (diferentes clientes, produtos, contextos de trabalho e tendências de mercado) |
| Demonstrar capacidade de argumentação e negociação na gestão de conflitos, problemas e situações imprevistas |
| Demonstrar capacidade de atualização face às novas tendências de mercado |
| Demonstrar capacidade de comunicação e negociação, revelando assertividade e orientação para os resultados |
| Demonstrar capacidade de delineamento de estratégias de comunicação adaptadas a diferentes perfis de clientes, consoante a respetiva segmentação |
| Demonstrar capacidade de liderança e motivação dos interlocutores na gestão de equipas de trabalho |
| Demonstrar capacidade de planeamento e organização |
| Demonstrar capacidade de resiliência, inteligência emocional, gestão de conflitos e superação de pressões |
| Demonstrar facilidade no acolhimento, empenho, disponibilidade e hospitalidade |
| Demonstrar proatividade, espírito de iniciativa, criatividade e inovação |
| Facilitar o relacionamento interpessoal a nível interno e externo à unidade hoteleira, com diferentes interlocutores |