| Conhecimentos |
| Conhecimento abrangente das técnicas e gestos fundamentais das diferentes práticas desportivas |
| Conhecimento abrangente sobre as principais técnicas de gestão de equipamentos, instalações e espaços desportivos |
| Conhecimento abrangente sobre conceitos e metodologias associados à traumatologia e socorrismo na atividade desportiva |
| Conhecimento abrangente sobre fatores de influência sobre o desempenho em contexto de aprendizagem das diferentes práticas desportivas |
| Conhecimento especializado de estratégias de gestão pedagógica das sessões de treino das diferentes práticas desportivas |
| Conhecimento especializado de metodologias e técnicas associadas à avaliação do desempenho desportivo e da condição física em diferentes contextos de prática |
| Conhecimento especializado de métodos e fatores influenciadores do planeamento de sessões de treino |
| Conhecimento especializado sobre metodologias e técnicas de observação e avaliação do comportamento motor |
| Conhecimento teórico dos objetivos e conteúdos associados às diferentes etapas do desenvolvimento do praticante desportivo |
| Aptidões |
| Avaliar o desempenho desportivo e a condição física de diferentes populações, e interpretar os resultados obtidos |
| Elaborar planos de otimização da gestão de instalações e espaços desportivos |
| Elaborar planos de unidades de treino com vista à otimização do desempenho desportivo do praticante |
| Executar com qualidade os principais gestos e técnicas das diferentes práticas desportivas |
| Identificar e selecionar equipamentos e sistemas apropriados à observação e avaliação do comportamento motor |
| Operacionalizar sessões de treino |
| Planificar sessões ou atividades ajustados às necessidades individuais e aos fatores contextuais |
| Propor soluções criativas para problemas decorrentes da aprendizagem dos gestos e técnicas das modalidades desportivas |
| Selecionar e implementar os procedimentos associados aos primeiros socorros |
| Atitudes |
| Adaptar-se à evolução das tecnologias e dos equipamentos |
| Demonstrar autonomia na resolução de problemas |
| Demonstrar capacidade de comunicação, liderança e relação interpessoal |
| Demonstrar capacidade de iniciativa |