| Conhecimentos |
| Conhecimento especializado de programação de aplicações empresariais. |
| Conhecimento especializado de técnicas de representação gráfica de sistemas de informação empresariais. |
| Conhecimentos especializados de inglês para o desempenho da profissão. |
| Conhecimentos especializados de standards relacionados com a internet. |
| Conhecimentos especializados de técnicas de representação dos algoritmos. |
| Conhecimentos fundamentais da ciência de base (Matemática) para exercer a sua atividade profissional. |
| Conhecimentos fundamentais de tecnologias de mercado empresarial. |
| Conhecimentos fundamentais na análise dos processos empresariais, incluindo ferramentas informáticas para esse fim. |
| Conhecimentos fundamentais sobre o modelo de organização de empresas, tipologia, estrutura organizacional e funções da gestão. |
| Conhecimentos profundos de programação de sistemas de Informação e utilização de ferramentas associadas. |
| Aptidões |
| Analisar indicadores, identificar aspectos a desenvolver e a melhorar, relacionados com o desempenho de algoritmos, e os recursos associados aos sistemas de informação empresariais. |
| Avaliar, otimizar e corrigir erros em sistemas de informação. |
| Comunicar e interpretar a documentação técnica relacionada com Sistemas de Informação e Tecnologias da Informação e Comunicação, em língua inglesa. |
| Interpretar e elaborar algoritmos. |
| Interpretar e implementar técnicas de gestão e comunicação nos projetos relacionados com sistemas de informação empresariais. |
| Programar e implementar sistemas de informação baseados em modelos. |
| Programar e implementar sistemas de informação baseados na internet. |
| Programar e implementar sistemas de informação do mercado empresarial. |
| Realizar projetos relacionados com sistemas de informação empresariais. |
| Atitudes |
| Demonstrar autonomia na tomada de decisão e resolução de problemas técnicos de nível superior quando inserido em equipa. |
| Demonstrar capacidade de trabalho, orientação para objetivos e rigor, cumprir prazos, horários e procedimentos definidos. |
| Demonstrar capacidade para comunicar eficazmente com os diferentes interlocutores. |
| Demonstrar capacidade para se adaptar às evoluções técnicas e metodológicas em diferentes contextos organizacionais. |
| Demonstrar capacidade para solucionar situações/problemas que são da sua responsabilidade ou de um outro nível hierárquico. |
| Demonstrar iniciativa, pró actividade, assertividade e espírito crítico. |
| Demonstrar responsabilidade no cumprimento de legislação, normas, regulamentos, procedimentos, especificações e de boas práticas. |