| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes de história, língua e cultura portuguesa; |
| Conhecimentos especializados de gestão da informação e da comunicação orientadas para o turismo; |
| Conhecimentos especializados de língua inglesa, francesa, espanhola e alemã; |
| Conhecimentos especializados de marketing turístico, promoção e dinamização de destinos, serviços e produtos; |
| Conhecimentos especializados sobre animação turística e cultural com enfoque nos recursos regionais. |
| Conhecimentos especializados sobre itinerários turísticos em Portugal; |
| Conhecimentos especializados sobre o fenómeno turístico e sobre os principais destinos turísticos no contexto nacional e internacional; |
| Conhecimentos fundamentais de tecnologias de informação e comunicação aplicáveis em diferentes domínios do setor turístico; |
| Aptidões |
| Aplicar as principais políticas no âmbito do turismo e as suas estruturas administrativas; |
| Aplicar os princípios do marketing de serviços, garantindo a oferta de um produto turístico de qualidade. |
| Aplicar técnicas de comunicação oral e escrita na língua materna, em língua inglesa, francesa, alemã e ou espanhola; |
| Criar produtos integrados tendo em conta o sistema de relações entre as diferentes atividades turísticas; |
| Criar programas, eventos e atividades de animação turística adaptados aos diferentes segmentos de mercado; |
| Desenvolver produtos e itinerários turísticos criativos e inovadores, com base nos recursos e no potencial turístico dos territórios e orientados à especificidade dos segmentos de mercado identificados; |
| Identificar oportunidades e usar técnicas para comercializar produtos, serviços e destinos turísticos; |
| Pesquisar, recolher e analisar informação sobre destinos turísticos, definindo a sua tipologia e potencialidades em termos de comercialização; |
| Propor ofertas de produtos e serviços para mercados turísticos estratégicos; |
| Atitudes |
| Demonstrar capacidade de análise das situações e de organização das respostas e das tarefas adequadas às mesmas. |
| Demonstrar capacidade de iniciativa e comprometimento com as tarefas desenvolvidas; |
| Demonstrar capacidade de integração em ambientes multiculturais e internacionais; |
| Demonstrar capacidade de síntese e espírito crítico; |
| Demonstrar capacidade de trabalho em equipa e integração na organização; |
| Demonstrar criatividade e capacidade inovadora; |
| Demonstrar ética no desempenho das funções profissionais; |
| Evidenciar autonomia no processo de tomada de decisão e na resolução de problemas de complexidade intermédia; |