| Conhecimentos |
| Conhecimentos aprofundados acerca da estrutura da sessão de treino |
| Conhecimentos especializados acerca da organização e gestão do treino, entre os intervenientes no processo de formação |
| Conhecimentos especializados de métodos instrucionais em treino desportivo |
| Conhecimentos especializados intra modalidade desportiva |
| Conhecimentos abrangentes de técnicas e recursos da expressão oral e escrita em língua materna e língua estrangeira. |
| Conhecimentos abrangentes e mecanismos fundamentais para fidelização à prática desportiva a longo prazo |
| Conhecimentos abrangentes sobre o desenvolvimento cognitivo, psicológico e motor dos praticantes, e as suas implicações para a prática desportiva |
| Conhecimentos aprofundados suportados nos fundamentos de uma educação para a saúde, primeiros socorros e suporte básico de vida |
| Conhecimentos especializados acerca do planeamento e desenvolvimento do treino para populações com necessidades especiais. |
| Conhecimentos especializados na avaliação da execução das habilidades desportivas |
| Conhecimentos especializados promotores da criação de ambientes favoráveis ao processo de ensino e ou aprendizagem |
| Conhecimentos fundamentais sobre o papel do desporto na formação pessoal, social e desportiva dos praticantes |
| Aptidões |
| Aplicar técnicas elementares de primeiros socorros e de suporte básico de vida |
| Organizar competições não formais, criando condições de equidade de participação e valorizando o gosto pela modalidade e pelo espírito desportivo |
| Promover o registo de toda a informação da unidade de treino e da competição pertinente para a monitorização da atividade desportiva do praticante |
| Aplicar técnicas e estratégias de comunicação, expressão oral e escrita em função do contexto e da população alvo |
| Avaliar os praticantes e a equipa em competição, analisando as atitudes, os comportamentos e os resultados alcançados |
| Comunicar com os diferentes interlocutores do sector a nível nacional e internacional, de forma eficaz e eficiente. |
| Dirigir os praticantes na sessão de treino, assegurando o exercício das competências de ensino fundamentais (explicação, demonstração, observação e correção) |
| Organizar e dinamizar atividades desportivas, de acordo com as caraterísticas e objetivos da população alvo |
| Organizar e orientar os praticantes na preparação e na realização da competição, assegurando as condições de segurança e a salvaguarda dos mais elevados |
| Organizar os praticantes, o equipamento e as infraestruturas na sessão de treino, assegurando as necessárias condições de segurança |
| Participar na conceção do planeamento da atividade de treino e de competição |
| Participar no recrutamento de praticantes para a prática da modalidade desportiva |
| Atitudes |
| Acompanhar a evolução do estado da arte adquirindo métodos de trabalho inovadores e atualizados, adaptando-se a diferentes culturas e contextos. |
| Assumir boas práticas profissionais, eticamente fundadas, no exercício das suas atividades em equipas técnicas em níveis de prática de grau diferenciado. |
| Atuar em função dos objetivos do cliente, fidelizando -o à prática desportiva, sendo um ponto de referência de conhecimento sólido e de motivação. |
| Demonstrar autonomia no exercício das suas funções transmitindo valores de proatividade, autonomia e responsabilidade aos praticantes. |
| Demonstrar capacidade de adaptação a diferentes ambientes, contextos e grupos de trabalho assumindo atitudes e comportamentos adequados com a função social que desempenha. |
| Demonstrar capacidade de aplicar o seu conhecimento teórico, adaptando-o às exigências da tarefa, competição, motivação e capacidade dos praticantes. |
| Demonstrar capacidade de interação com interlocutores diferenciados. |
| Demonstrar competência na relação pessoal, valorizando o espírito desportivo, com todos os que o rodeiam e com quem desenvolve atividades de forma direta ou indireta. |