| Conhecimentos |
| Conhecimentos especializados de produção gráfica; |
| Conhecimentos especializados de tecnologias de desenho e impressão; |
| Conhecimentos especializados sobre a criação de ilustração e elementos gráficos nos diversos campos da ilustração; |
| Conhecimentos fundamentais de história da ilustração; |
| Conhecimentos fundamentais de história das artes visuais; |
| Conhecimentos fundamentais de interpretação e criação de textos, aplicados à ilustração e animação; |
| Conhecimentos fundamentais de modelação, animação e multimédia; |
| Conhecimentos fundamentais de organização, planeamento, e metodologia de trabalho; |
| Conhecimentos fundamentais dos vários elementos técnicos e artísticos da ilustração; |
| Conhecimentos fundamentais sobre design gráfico e tipografia, relacionados com a ilustração; |
| Conhecimentos profundos das técnicas de composição e da comunicação visual; |
| Conhecimentos profundos de equipamentos e softwares espcializados de desenho 2D e 3D e edição de imagem; |
| Conhecimentos profundos de métodos e técnicas de representação; |
| Conhecimentos profundos de técnicas de ilustração, analógicas e digitais; |
| Conhecimentos profundos sobre os processos de captura, edição, manipulação e difusão da imagem digital. |
| Aptidões |
| Assegurar a boa utilização e manutenção permanente dos materiais e equipamentos usados. |
| Assegurar a qualidade técnica, artística e conceptual do trabalho desenvolvido e efetuar os ajustes necessários; |
| Controlar o material técnico em termos de funcionamento e manutenção; |
| Identificar as caraterísticas de cada área da ilustração; |
| Identificar aspetos essenciais da história das artes visuais e da ilustração; |
| Identificar e interpretar um briefing, diferenciando e organizando os elementos de informação e assimilando o problema; |
| Identificar e utilizar as aplicações informáticas específicas de desenho, edição de imagem, modelação 3D, animação e multimédia, no contexto da ilustração e da produção gráfica; |
| Pesquisar, organizar e interpretar informação específica, relacionada com projetos de ilustração; |
| Preparar e executar artes finais em diferentes contextos de ilustração; |
| Seleccionar o processo de trabalho mais adequados aos objetivos pretendidos e às características do projeto; |
| Selecionar as técnicas e tecnologias de desenho e ilustração, em função das caraterísticas do projeto e dos objetivos pretendidos; |
| Utilizar as técnicas de impressão e conhecer os aspetos essenciais da produção gráfica, aplicados à ilustração; |
| Utilizar com critério os diferentes equipamentos destinados à captação, tratamento e edição de imagem; |
| Utilizar de forma competente as técnicas e materiais de desenho, de forma a encontrar as melhores soluções para projetos de ilustração; |
| Atitudes |
| Demonstrar autocontrolo em situações de stress, capacidade de gestão do tempo e cumprimento de prazos; |
| Demonstrar boa memória visual, auditiva e sentido de observação; |
| Demonstrar calma, paciência e sentido de responsabilidade; |
| Demonstrar capacidade de adaptação à variedade de estilos e exigências dos projetos; |
| Demonstrar capacidade de improvisação e de iniciativa no sentido de encontrar soluções adequadas na resolução de situações imprevistas; |
| Demonstrar capacidade de organização e de concentração no trabalho; |
| Demonstrar capacidade e interesse no acompanhamento das transformações tecnológicas; |
| Demonstrar capacidade para facilitar o relacionamento com interlocutores diferenciados; |
| Demonstrar capacidade para trabalhar em equipa e comunicar eficazmente com os outros; |
| Demonstrar capacidade para usar o sentido estético, a imaginação e a criatividade; |
| Demonstrar flexibilidade para estabelecer relações técnicas e funcionais com áreas complementares e adjacentes (design gráfico, webdesign, animação, multimédia, etc.); |
| Demonstrar ter perceção do espaço e capacidade de raciocinar de forma abstrata; |
| Demonstratar capacidades criativas no desenho e no desenvolvimento de projetos de ilustração que envolvam uma ou mais áreas da sua formação. |