Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Matemática; Geografia; Economia
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 25
Total de alunos inscritos em simultâneo 50
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Lisboa Porto de Lisboa 25 50
Descrição geral Planear, gerir e supervisionar ao nível intermédio os serviços de apoio a clientes nos diferentes departamentos de um navio de cruzeiro
Atividades principais
Coordenador e supervisionar os processos de informações ao cliente em diferentes idiomas sobre os diferentes serviços disponíveis no cruzeiro
Gerir e analisar a informação de gestão disponibilizada pelos quadros superiores tendo em vista a melhoria da performance do serviço
Gerir e supervisionar os serviços de housekeeping, front-office, restauração, relações públicas e animação turística utilizando software informático específico
Gerir e supervisionar serviços de housekeeping, front-office, restauração, relações públicas e animação turística a partir da interpretação de checklists
Supervisionar a aplicação das normas de serviço das diferentes secções com base em checklists
Supervisionar a aplicação dos procedimentos de segurança, higiene e primeiros socorros, de acordo com as normas internacionais
Supervisionar e Coordenadar o processo de venda ao cliente de produtos disponíveis no âmbito do mercado dos navios de cruzeiros e serviços a bordo
Supervisionar e gerir as formalidades e comunicações portuárias na ótica do serviço ao cliente
Conhecimentos
Conhecimento especializado da orgânica e logística dos navios de cruzeiro de modo a melhorar o relacionamento profissional e interpessoal
Conhecimento especializado das normas internacionais de segurança em contexto de navios de cruzeiro
Conhecimento especializado de línguas estrangeiras enquanto utilizador independente no contexto específico do turismo e dos navios de cruzeiro em Portugal
Conhecimento especializado de segurança, socorro e higiene para navios de cruzeiro de acordo com os normativos internacionais
Conhecimento especializado dos sistemas de informação de apoio à gestão em navios de cruzeiro
Conhecimentos especializados sobre as práticas e protocolos de serviço em navios de cruzeiro
Conhecimentos especialziados sobre técnicas de vendas e produtos no âmbito da oferta de navios de cruzeiro
Conhecimentos fundamentais relativos ao planeamento da operação em navios de cruzeiro
Conhecimentos fundamentais sobre gestão logística e desempenho empresarial
Aptidões
Analisar e aplicar planos de segurança, socorro e higiene para navios de cruzeiro de acordo com os normativos internacionais
Analisar informação e dominar os sistemas de informação de apoio em navios de cruzeiro, no âmbito das operações turísticas e hoteleiras
Analisar o desempenho e aplicar planos operacionais em contexto de navio de cruzeiro e portos marítimos
Assegurar a gestão e divulgação de documentos organizacionais e institucionais destinados aos clientes e outros stakeholders
Avaliar e aplicar os procedimentos e instrumentos que melhor se ajustem a cada contexto e situação nos diferentes âmbitos do quotiadiano do navio de cruzeiro
Comunicar em diferentes idiomas
Dinamizar práticas de responsabilidade social e ambiental, procedimentos protocolares a respeitar com diferentes targets e situações
Preparar e executar atividades de housekeeping, restauração e front-office inerentes aos serviços ao cliente em contexto de navios de cruzeiro
Preparar e tratar informação sobre operações turísticas e hoteleiras de acordo com os procedimentos definidos
Atitudes
Capacidade comercial de apresentação e vendas de serviços
Capacidade de adaptação e polivalência a diferentes contextos e situações
Demonstrar proatividade, organização, disciplina e gestão do tempo
Demonstrar capacidade de disciplina de acordo com as normas internacionais de sergurança, socorro e higiene para navios de cruzeiro
Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade
Demonstrar capacidade de organização e gestão orientada para o cliente
Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal com clientes e com equipas de trabalho
Demonstrar inteligência emocional
Demonstrar uma postura de responsabilidade financeira e social

--
Operações Turísticas e Hoteleiras em Navios de Cruzeiro (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Desenvolvimento pessoal (0090) 0090 6 0 0 5%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 18 0 0 15%
Contabilidade e Fiscalidade (0344) 0344 6 0 0 5%
Gestão e Administração (0345) 0345 6 0 0 5%
Estatística (0462) 0462 6 0 0 5%
Informática na Ótica do Utilizador (0482) 0482 6 0 0 5%
Hotelaria e Restauração (0811) 0811 50 0 0 41.67%
Turismo e Lazer (0812) 0812 6 0 0 5%
Proteção de Pessoas e Bens (0861) 0861 16 0 0 13.33%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1680h 295h 0h 60
Semestral Operações de Segurança em Navios de Cruzeiro Técnica 0861 112h
 (HEP 82h)
20h 0h
4
Anual Língua Estrangeira II Geral e científica 0222 168h
 (HEP 108h)
0h 0h
6
Anual Inglês Geral e científica 0222 168h
 (HEP 108h)
0h 0h
6
Semestral Fundamentos para Gestão Logística em Navios de Cruzeiros Técnica 0345 168h
 (HEP 108h)
45h 0h
6
Semestral Estatística Aplicada à Gestão Geral e científica 0462 168h
 (HEP 108h)
0h 0h
6
Semestral Turismo e Cruzeiros Técnica 0812 168h
 (HEP 108h)
45h 0h
6
Semestral Tecnologias de Informação e Comunicação Técnica 0482 168h
 (HEP 108h)
45h 0h
6
Semestral Técnicas e Tecnologias de Housekeeping Técnica 0811 112h
 (HEP 67h)
30h 0h
4
Semestral Técnicas e Tecnologias de Animação Turística Técnica 0811 112h
 (HEP 67h)
20h 0h
4
Semestral Segurança Básica para Tripulantes de Navios de Cruzeiro Técnica 0861 336h
 (HEP 216h)
90h 0h
12
2º Ano 1680h 160h 0h 60
Semestral Língua Estrangeira - Técnico II Técnica 0222 84h
 (HEP 54h)
20h 0h
3
Semestral Inglês Técnico Técnica 0222 84h
 (HEP 54h)
20h 0h
3
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0811 840h
 (HEP 840h)
0h 0h
30
Semestral Contabilidade Geral Geral e científica 0344 168h
 (HEP 108h)
0h 0h
6
Semestral Comunicação e Relações Interpessoais Técnica 0090 168h
 (HEP 123h)
30h 0h
6
Semestral Técnicas e Tecnologias de Front-Office e Comercial Técnica 0811 168h
 (HEP 108h)
45h 0h
6
Semestral Técnicas e Tecnologias de Alimentos e Bebidas Técnica 0811 168h
 (HEP 108h)
45h 0h
6
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)