| Conhecimentos |
| Conhecimento especializado da orgânica e logística dos navios de cruzeiro de modo a melhorar o relacionamento profissional e interpessoal |
| Conhecimento especializado das normas internacionais de segurança em contexto de navios de cruzeiro |
| Conhecimento especializado de línguas estrangeiras enquanto utilizador independente no contexto específico do turismo e dos navios de cruzeiro em Portugal |
| Conhecimento especializado de segurança, socorro e higiene para navios de cruzeiro de acordo com os normativos internacionais |
| Conhecimento especializado dos sistemas de informação de apoio à gestão em navios de cruzeiro |
| Conhecimentos especializados sobre as práticas e protocolos de serviço em navios de cruzeiro |
| Conhecimentos especialziados sobre técnicas de vendas e produtos no âmbito da oferta de navios de cruzeiro |
| Conhecimentos fundamentais relativos ao planeamento da operação em navios de cruzeiro |
| Conhecimentos fundamentais sobre gestão logística e desempenho empresarial |
| Aptidões |
| Analisar e aplicar planos de segurança, socorro e higiene para navios de cruzeiro de acordo com os normativos internacionais |
| Analisar informação e dominar os sistemas de informação de apoio em navios de cruzeiro, no âmbito das operações turísticas e hoteleiras |
| Analisar o desempenho e aplicar planos operacionais em contexto de navio de cruzeiro e portos marítimos |
| Assegurar a gestão e divulgação de documentos organizacionais e institucionais destinados aos clientes e outros stakeholders |
| Avaliar e aplicar os procedimentos e instrumentos que melhor se ajustem a cada contexto e situação nos diferentes âmbitos do quotiadiano do navio de cruzeiro |
| Comunicar em diferentes idiomas |
| Dinamizar práticas de responsabilidade social e ambiental, procedimentos protocolares a respeitar com diferentes targets e situações |
| Preparar e executar atividades de housekeeping, restauração e front-office inerentes aos serviços ao cliente em contexto de navios de cruzeiro |
| Preparar e tratar informação sobre operações turísticas e hoteleiras de acordo com os procedimentos definidos |
| Atitudes |
| Capacidade comercial de apresentação e vendas de serviços |
| Capacidade de adaptação e polivalência a diferentes contextos e situações |
| Demonstrar proatividade, organização, disciplina e gestão do tempo |
| Demonstrar capacidade de disciplina de acordo com as normas internacionais de sergurança, socorro e higiene para navios de cruzeiro |
| Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade |
| Demonstrar capacidade de organização e gestão orientada para o cliente |
| Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal com clientes e com equipas de trabalho |
| Demonstrar inteligência emocional |
| Demonstrar uma postura de responsabilidade financeira e social |