Conhecimentos |
Conhecimentos especializados do contexto Económico e geopolitíco. |
Conhecimentos fundamentais de língua e cultura portuguesa. |
Conhecimentos especializados de comunicação. |
Conhecimentos especializados de custos, margens, preços e tarifas aduaneiras. |
Conhecimentos especializados de estratégias e técnicas de negociação. |
Conhecimentos especializados de relatórios comerciais. |
Conhecimentos especializados do contexto regulamentar e jurídico do comércio internacional. |
Conhecimentos fundamentais de análise estatística das vendas. |
Conhecimentos fundamentais de faturação, IVA. |
Conhecimentos fundamentais de higiene e segurança. |
Conhecimentos fundamentais de informática e ou TIC. |
Conhecimentos fundamentais de línguas estrangeiras. |
Conhecimentos fundamentais de orçamento de tesouraria e de vendas. |
Conhecimentos profundos de ferramentas de apoio à venda (técnicas de argumentação, suportes de apoio à venda, entre outros). |
Conhecimentos profundos de Marketing Internacional. |
Aptidões |
Aplicar a comunicação multilíngua e multicultura. |
Aplicar técnicas de negociação, numa língua estrangeira, com clientes e ou parceiros estrangeiros. |
Avaliar o “valor” dos atuais clientes. |
Avaliar o desenvolvimento de estudos de mercado orientados ao mercado da empresa e seu posicionamento em mercados externos. |
Criar, gerir e atualizar uma rede multicultural de contactos relevantes. |
Desenvolver técnicas de comunicação base para transmissão de preparação de decisões. |
Dinamizar uma rede de vendas e uma carteira de clientes. |
Identificar e selecionar os mercados-alvo, de acordo com as características específicas dos mercados estrangeiros. |
Preparar e organizar a venda. |
Propor a redefinição das orientações comerciais em função dos resultados, da satisfação dos clientes e das alterações do ambiente externo à empresa. |
Atitudes |
Demonstrar flexibilidade adaptando-se a diferentes situações e contextos profissionais (nomeadamente interculturais) e evitando situações de conflito ou confronto. |
Adaptar a linguagem às características dos interlocutores. |
Demonstrar autonomia na tomada de decisão. |
Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade. |
Demonstrar capacidade de liderança. |
Demonstrar capacidade de persuasão e de estabelecer relações estáveis com clientes, fornecedores e outros prestadores de serviços. |
Demonstrar capacidades de comunicação em rede empresarial e em mercados estrangeiros e ou multiculturais. |
Demonstrar disponibilidade, cortesia e respeito pelos outros no relacionamento com interlocutores diferenciados. |