| Conhecimentos |
| Conhecimentos especializados do contexto Económico e geopolitíco. |
| Conhecimentos fundamentais de língua e cultura portuguesa. |
| Conhecimentos especializados de comunicação. |
| Conhecimentos especializados de custos, margens, preços e tarifas aduaneiras. |
| Conhecimentos especializados de estratégias e técnicas de negociação. |
| Conhecimentos especializados de relatórios comerciais. |
| Conhecimentos especializados do contexto regulamentar e jurídico do comércio internacional. |
| Conhecimentos fundamentais de análise estatística das vendas. |
| Conhecimentos fundamentais de faturação, IVA. |
| Conhecimentos fundamentais de higiene e segurança. |
| Conhecimentos fundamentais de informática e ou TIC. |
| Conhecimentos fundamentais de línguas estrangeiras. |
| Conhecimentos fundamentais de orçamento de tesouraria e de vendas. |
| Conhecimentos profundos de ferramentas de apoio à venda (técnicas de argumentação, suportes de apoio à venda, entre outros). |
| Conhecimentos profundos de Marketing Internacional. |
| Aptidões |
| Aplicar a comunicação multilíngua e multicultura. |
| Aplicar técnicas de negociação, numa língua estrangeira, com clientes e ou parceiros estrangeiros. |
| Avaliar o “valor” dos atuais clientes. |
| Avaliar o desenvolvimento de estudos de mercado orientados ao mercado da empresa e seu posicionamento em mercados externos. |
| Criar, gerir e atualizar uma rede multicultural de contactos relevantes. |
| Desenvolver técnicas de comunicação base para transmissão de preparação de decisões. |
| Dinamizar uma rede de vendas e uma carteira de clientes. |
| Identificar e selecionar os mercados-alvo, de acordo com as características específicas dos mercados estrangeiros. |
| Preparar e organizar a venda. |
| Propor a redefinição das orientações comerciais em função dos resultados, da satisfação dos clientes e das alterações do ambiente externo à empresa. |
| Atitudes |
| Demonstrar flexibilidade adaptando-se a diferentes situações e contextos profissionais (nomeadamente interculturais) e evitando situações de conflito ou confronto. |
| Adaptar a linguagem às características dos interlocutores. |
| Demonstrar autonomia na tomada de decisão. |
| Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade. |
| Demonstrar capacidade de liderança. |
| Demonstrar capacidade de persuasão e de estabelecer relações estáveis com clientes, fornecedores e outros prestadores de serviços. |
| Demonstrar capacidades de comunicação em rede empresarial e em mercados estrangeiros e ou multiculturais. |
| Demonstrar disponibilidade, cortesia e respeito pelos outros no relacionamento com interlocutores diferenciados. |