| Conhecimentos |
| Conhecimento especializado de estratégias de mobilização e prevenção ambiental e individual de risco de acidentes. |
| Conhecimento especializado em cuidados básicos de saúde , higiene e conforto a prestar aos idosos. |
| Conhecimento especializado na área dos Cuidados Paliativos aplicados à Gerontologia |
| Conhecimento abrangente de programas de inclusão e integração social e comunitária em rede. |
| Conhecimento abrangente em técnicas de animação e lazer em gerontologia. |
| Conhecimento abrangente sobre ética profissional e gestão da comunicação em diferentes contextos de relações interpessoais. |
| Conhecimento abrangente sobre modelos teóricos e programas de intervenção no envelhecimento ativo. |
| Conhecimento abrangente sobre os aspetos biopsicossociais do envelhecimento. |
| Conhecimento especializado sobre as ajudas técnicas e outros equipamentos de apoio aos idosos. |
| Conhecimento especializado sobre situações de negligência, abuso e maus tratos em idosos e como estruturar uma resposta eficaz de apoio legal, psicológico e social. |
| Conhecimento fundamental na área do Diagnóstico, Avaliação e intervenção na Saúde Mental e perturbações Neurodegenerativas do Idoso |
| Conhecimento fundamental acerca dos sistemas de gestão da qualidade nas organizações e serviços de apoio a idosos. |
| Conhecimento fundamental sobre os processos fisiológicos do envelhecimento e principais patologias do idoso. |
| Conhecimento fundamental sobre vigilância do estado de saúde e identificação e avaliação de riscos ponderados em Gerontologia |
| Conhecimento fundamental sobre alimentação, nutrição e hidratação aplicada aos idosos. |
| Conhecimento fundamental sobre as bases que regem o funcionamento das instituições e serviços de saúde de apoio aos idosos |
| Conhecimento fundamental sobre Modelos de Investigação e avaliação do impacto das intervenções realizadas em Gerontologia |
| Aptidões |
| Acompanhar os processos de Gestão da Qualidade e saber aplicar os requisitos estabelecidos, em diferentes contextos de acompanhamento de idosos. |
| Adaptar os cuidados básicos de saúde e de higiene pessoal, conforto e eliminação, às necessidades do idoso, selecionando as ajudas técnicas mais adequadas e proporcionando o melhor cuidado possível |
| Aplicar conhecimentos na área da investigação para compreender o impacto da intervenção em Gerontologia |
| Aplicar normas de conduta ética na relação em contexto profissional e aplicar regras de comunicação interpessoal com os idosos, seus familiares, colegas de trabalho e equipas, que se operacionalizem na redução de conflitos desnecessários e se traduzam num |
| Avaliar as necessidades e interesses dos idosos para o planeamento e implementação de ações/programas de intervenção adequados. |
| Conceber e aplicar estratégias, atividades e tarefas que concorram para um envelhecimento ativo e para o bem estar físico e mental dos idosos. |
| Definir objetivos de intervenção considerando o contexto de atuação e as características do público alvo. |
| Detetar sinais de alerta e intervir em equipa multidisciplinar nas principais patologias presentes no processo de envelhecimento |
| Detetar, Avaliar e Intervir nas principais perturbações no âmbito da Saúde Mental e nas Patologias Neurodegenerativas do Idoso, no âmbito das suas competências |
| Detetar, avaliar, registar e reportar situações de idosos que possam configurar quadros de emergência para intervenção ou com necessidade de respostas sociais a problemas vários, no âmbito das suas competências. |
| Detetar, registar e reportar sinais ou evidências de negligência ou maus tratos à pessoa idosa e encaminhar o processo de forma célere e eficaz para as entidades de apoio sócio legal responsáveis pela protecção do idoso. |
| Identificar as principais ajudas técnicas de suporte e segurança do idoso e organizar o seu espaço de uso, prevenindo os riscos de acidentes ou agravamento de situações pré-existentes em diferentes contextos. |
| Participar e complementar o processo de apoio em Cuidados Paliativos que venha a ser aplicado ao Idoso |
| Selecionar e adaptar eficazmente as estratégias de alimentação, nutrição e hidratação adequadas a cada idoso e a cada contexto sociocultural e económico, bem como institucional onde se encontra. |
| Selecionar os melhores recursos de apoio social e institucional e outros em rede , tendo em conta os objetivos da intervenção em Gerontologia |
| Utilizar de forma eficaz todos os instrumentos possíveis de avaliação do contexto interno e externo, tendo por objetivo a definição de um plano de intervenção de qualidade. |
| Atitudes |
| Demonstrar atitudes de cooperação, empenho e rigor profissional no cumprimento das tarefas estabelecidas e na compreensão de regras essenciais ao bom funcionamento dos locais de trabalho em Gerontologia |
| Apresentar um elevado sentido ético nos processos de tomada de decisão e nos diferentes níveis de actuação profissional |
| Apresentar uma visão sistémica e multidisciplinar da sua área de conhecimento, em contexto de elaboração de relatórios ou em trabalhos de investigação que possa ter de elaborar |
| Demonstrar boa capacidade de relacionamento interpessoal e gestão de conflitos no relacionamento com idosos, suas famílias, profissionais e outras pessoas com quem venham a interagir em contexto profissional. |
| Demonstrar capacidade de organização e concentração nas tarefas que desempenha e no seu ambiente de trabalho. |
| Demonstrar capacidade de promoção e protecção dos legítimos interesses e direitos dos idosos que acompanha. |
| Demonstrar capacidade para comunicar de forma empática e cortês com idosos , seus familiares e outros profissionais da equipa. |
| Demonstrar capacidade para enfrentar e lidar com situações stressantes de forma construtiva e calma. |
| Demonstrar capacidade para estabelecer relações interpessoais adequadas à Gerontologia |
| Demonstrar capacidade para ouvir e aprender, bem como para transmitir o que aprendeu quando for necessário, promovendo um ambiente de crescimento no desempenho das suas funções. |
| Demonstrar capacidade para se ajustar laboralmente a contextos de múltiplas tarefas |
| Demonstrar capacidade para trabalhar em equipa conhecendo os limites da sua acção, reconhecendo os benefícios da acção conjunta. |
| Demonstrar flexibilidade e capacidade de adaptação a diferentes contextos de trabalho na área da Gerontologia |
| Demonstrar interesse e motivação para a aprendizagem contínua e para a inovação na sua área de exercício profissional |
| Demonstrar interesse e postura pró-ativa em desenvolver áreas como a liderança e a gestão, em contexto profissional |
| Demonstrar uma postura reflexiva e articulada face ás várias áreas do conhecimento e de acção necessárias em Gerontologia |