| Conhecimentos |
| Conhecimentos especializados de estratégias e técnicas de comunicação e relacionamento interpessoal. |
| Conhecimentos abrangentes de desenvolvimento pessoal e psicologia do desenvolvimento. |
| Conhecimentos abrangentes e especializados na promoção da qualidade vida com recurso a produtos de apoio. |
| Conhecimentos abrangentes em acessibilidade e otimização de espaços. |
| Conhecimentos abrangentes em primeiros socorros e suporte básico de vida no ambiente profissional. |
| Conhecimentos abrangentes na manutenção e reparação de produtos de apoio. |
| Conhecimentos especializados de características técnicas e funcionamento dos Produtos de Apoio. |
| Conhecimentos especializados na categorização de produtos de apoio. |
| Conhecimentos fundamentais na comunicação com língua inglesa e com recurso às tecnologias de informação e comunicação. |
| Conhecimentos fundamentais acerca dos cuidados de saúde, atividades e participação da pessoa com limitações funcionais. |
| Conhecimentos fundamentais das estruturas e funções do corpo. |
| Conhecimentos fundamentais de legislação, gestão e administração na área dos produtos de apoio e acessibilidade. |
| Conhecimentos fundamentais de politicas e sistemas atribuição e comparticipação de produtos de apoio. |
| Conhecimentos fundamentais em higiene e segurança no trabalho e tratamento de resíduos em contexto de trabalho. |
| Aptidões |
| Aconselhar o produto de apoio considerando a recomendação, objetivo, preço e qualidade do produto de apoio. |
| Aconselhar sobre a organização de espaços e eliminação de barreiras nos diferentes contextos da pessoa. |
| Adaptar e utilizar estratégias e habilidades para lidar com a pessoa com diversas condições de saúde. |
| Adequar postura e aplicar técnicas de comunicação ao contexto e ao interlocutor. |
| Assegurar as condições técnicas para a reutilização segura de produtos de apoio. |
| Colaborar no inventário, gestão e documentação de stock de produtos de apoio e materiais. |
| Conciliar os produtos de apoio com as características da pessoa e a recomendação técnica. |
| Consultar e interpretar documentação técnica relativa a produtos de apoio. |
| Implementar planos de resposta a situações em contexto de trabalho, propondo a introdução de ações de melhoria. |
| Instruir para a utilização segura dos Produtos de Apoio de acordo com a sua condição de saúde. |
| Interpretar e fazer cumprir uma recomendação técnica na área de produtos de apoio. |
| Prestar aconselhamento relativo à seleção de produtos de apoio. |
| Prestar aconselhamento relativo à utilização e manutenção de produtos de apoio. |
| Prestar informações acerca dos mecanismos legais para a aquisição e compartição de produtos de apoio. |
| Produzir documentos informativos acerca da utilização e manutenção de produtos de apoio. |
| Realizar operações básicas de manutenção de produtos de apoio. |
| Atitudes |
| Demonstar capacidade de usar a autoreflexão como mecanismo para a autoformação. |
| Demonstar capacidade e disponibilidade para trabalhar integrado numa equipa multiprofissional. |
| Demonstrar capacidade de comunicação e relação interpessoal, adaptando a linguagem ao interlocutor. |
| Demonstrar capacidade de refletir sobre a ação numa lógica de desenvolvimento pessoal e profissional. |
| Demonstrar confiança no aconselhamento acerca de produtos de apoio de acordo com a recomendação técnica. |
| Demonstrar iniciativa, interesse, criatividade e autonomia no desempenho das suas funções. |
| Demonstrar recetividade à inovação |
| Demonstrar respeito e cuidado com a pessoa com condições diversas de saúde, evidenciando compromisso ético. |
| Demonstrar responsabilidade na realização de operações simples de manutenção de produtos de apoio. |
| Demonstrar responsabilidade no cumprimento de normas de segurança adotando uma atitude preventiva. |
| Reconhecer a necessidade de atualização e formação contínua. |