Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Português; Economia; História
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 58
Total de alunos inscritos em simultâneo 116
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Lisboa Rua do Telhal aos Olivais n.º 8 - 8A 29 58
Vila Franca de Xira Escola Secundária Alves Redol 29 58
Descrição geral Planear e acompanhar estratégias de negócio direcionadas para a gestão empresarial turística, tendo em conta os padrões de qualidade e a legislação vigente.
Atividades principais
Gerir procedimentos informáticos, tendo em conta apoiar os objetivos estratégicos da empresa ou entidade do setor do turismo.
Colaborar em atividades de apoio à área comercial e marketing da organização.
Elaborar relatórios de análise e apoio à gestão.
Monitorizar os resultados da aplicação das estratégias de marketing e comunicação e implementar as medidas corretivas adequadas para a melhoria dos processos de consultoria;
Participar e apoiar no desenvolvimento da gestão de recursos humanos no âmbito dos mercados turísticos.
Participar na elaboração e desenvolvimento de planos de negócio e de marketing turístico.
Planear e conceber produtos e/ou serviços turísticos de acordo com as novas tendências do setor.
Planear e conceber roteiros turísticos de acordo com as novas tendências do setor;
Planear, desenvolver e realizar estudos de mercado, analisar resultados e oportunidades e propor melhorias.
Selecionar e gerir as ferramentas e plataformas digitais necessárias à implementação de ações de marketing digital na comunicação, distribuição e venda de produtos e /ou serviços turísticos.
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes de aplicações informáticas adaptadas ao desenvolvimento e comunicação de produtos e ou serviços turísticos:
Conhecimentos abrangentes de empreendedorismo na área do turismo;
Conhecimentos especializados de análise de mercados turísticos;
Conhecimentos especializados de gestão de marketing mix e de clientes;
Conhecimentos especializados de espanhol e inglês
Conhecimentos especializados de legislação turística.
Conhecimentos especializados em pesquisa e tratamento da informação;
Conhecimentos especializados em promoção e divulgação digital de produtos e ou serviços turísticos;
Conhecimentos fundamentais de comportamento do consumidor turista;
Conhecimentos fundamentais de negociação, venda e distribuição de produtos e ou serviços turísticos.
Conhecimentos fundamentais na aplicação de dados estatísticos;
Aptidões
Analisar, organizar, avaliar e acompanhar a prospeção de mercado;
Aplicar técnicas de negociação e organizar pontos de venda presencial e online;
Comunicar em língua portuguesa de forma clara e precisa;
Criar novos produtos e ou serviços turísticos utilizando técnicas de inovação e de marketing orientadas para o cliente;
Criar, gerir e atualizar bases de dados de contactos com clientes;
Demonstrar domínio da língua inglesa e espanhola de forma adequada em contexto empresarial.
Gerir recursos e instrumentos de trabalho de forma eficaz e eficiente, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da empresa.
Identificar e selecionar os mercados-alvo, de acordo com as características específicas;
Selecionar as ferramentas adequadas a fornecer informações à empresa sobre o consumidor;
Atitudes
Demonstrar capacidade criativa e de resolução de problemas identificados com o setor turístico;
Demonstrar capacidade de adequação a diferentes situações e contextos empresariais;
Demonstrar capacidade de agir em função de princípios de ética e de deontologia profissional;
Demonstrar capacidade de aprendizagem e de adaptação às novas tecnologias.
Demonstrar capacidade de inovar e empreender em novos produtos e ou serviços turísticos;
Demonstrar capacidade de planificação e de organização de eventos turísticos
Demonstrar capacidade de polivalência e de espírito de iniciativa empresarial;
Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal com os interlocutores do setor turístico em ambientes concorrenciais;
Demonstrar capacidade para trabalhar em equipa e para cooperar com os objetivos empresariais;
Demonstrar iniciativa e capacidade de lidar com campanhas e ações de marketing em ambientes digitais

--
Consultoria de Gestão no Turismo (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 7 0 0 5.83%
Língua e Literatura Materna (0223) 0223 3 0 0 2.5%
História e Arqueologia (0225) 0225 4 0 0 3.33%
Economia (0314) 0314 3 0 0 2.5%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 28 0 0 23.33%
Gestão e Administração (0345) 0345 60 0 0 50%
Direito (0380) 0380 2 0 0 1.67%
Estatística (0462) 0462 4 0 0 3.33%
Turismo e Lazer (0812) 0812 9 0 0 7.5%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 235h 0h 60
Semestral Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Técnica 0462 100h
 (HEP 70h)
25h 0h
4
Semestral Metodologia de Apresentação de Projetos e Trabalhos Geral e científica 0345 150h
 (HEP 105h)
0h 0h
6
Semestral Marketing em Turismo Técnica 0342 175h
 (HEP 130h)
40h 0h
7
Semestral Marketing Digital e Redes Sociais Técnica 0342 175h
 (HEP 130h)
25h 0h
7
Semestral Língua Portuguesa Geral e científica 0223 75h
 (HEP 45h)
0h 0h
3
Semestral Liderança e Técnicas de Negociação Técnica 0345 150h
 (HEP 105h)
40h 0h
6
Semestral Inglês Geral e científica 0222 75h
 (HEP 45h)
0h 0h
3
Semestral História e Cultura Portuguesa Geral e científica 0225 100h
 (HEP 55h)
0h 0h
4
Semestral Fundamentos de Gestão Técnica 0345 150h
 (HEP 105h)
40h 0h
6
Semestral Espanhol Técnica 0222 100h
 (HEP 70h)
25h 0h
4
Semestral Empreendedorismo Turístico Técnica 0345 175h
 (HEP 130h)
40h 0h
7
Semestral Economia do Turismo Geral e científica 0314 75h
 (HEP 45h)
0h 0h
3
2º Ano 1500h 170h 0h 60
Semestral Modalidades Turísticas Técnica 0812 125h
 (HEP 80h)
40h 0h
5
Semestral Inovação e Desenvolvimento de Produtos Turísticos Técnica 0345 125h
 (HEP 80h)
40h 0h
5
Semestral Estudos de Mercado Técnica 0342 175h
 (HEP 130h)
25h 0h
7
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0345 750h
 (HEP 750h)
0h 0h
30
Semestral Destinos Turísticos Técnica 0812 100h
 (HEP 55h)
25h 0h
4
Semestral Comunicação e Relações Públicas Técnica 0342 175h
 (HEP 130h)
40h 0h
7
Semestral Princípios de Direito do Turismo Geral e científica 0380 50h
 (HEP 20h)
0h 0h
2
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)